Quarta-feira, 25 de Junho de 2025

Política Sexta-feira, 16 de Maio de 2025, 08:55 - A | A

16 de Maio de 2025, 08h:55 - A | A

Política / Regularize já

Prazo para regularizar título eleitoral termina dia 19 de maio

Quem não votou nas últimas três eleições e não se regularizar com a Justiça Eleitoral terá o título cancelado



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

Informações do Tribunal Regional Eleitoral, TRE/MT apontam que o número de eleitores que podem ter o título cancelado por falta de regularização, passa de 100 mil no Estado. E o prazo final previsto para colocar o documento em dia, é 19 de maio.

Conforme o TRE de 2.597.642 pessoas aptas a votar, 112,965, (4,39%) se não colocar a situação em dia com a justiça eleitoral, pode perder o direito ao voto. Alex Arruda, chefe do Cartório Eleitoral da 24ª Zona de

Alta Floresta, explica que além de não poder exercer o voto, quem estiver com o título irregular terão outras sanções, como a impossibilidade de extrair Passaporte junto a Polícia Federal, não conseguir matricular-se em uma faculdade e escolas públicas, não poderá fazer financiamentos em instituições financeiras, não receberá prêmios da loteria federal e não poderá ainda, ser candidato e concorrer em eleições.

“É bom deixar bem claro que terão os títulos cancelados somente os eleitores que não compareceram às urnas nas últimas três eleições. Os 1.788 eleitores de Alta Floresta que estão com os títulos irregulares têm até sexta-feira para regularizar, assim como os de Carlinda, que somam 284 eleitores e 257 de Paranaíta, municípios que fazem parte da nossa jurisdição”, informa o chefe de cartório da 24ª Zona Eleitoral.

Alex Arruda explica que para conferir a situação do título eleitoral basta acessar o Autoatendimento Eleitoral pelos sites do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso esteja inadimplente com a Justiça Eleitoral, a regularização poderá ser feita tanto de forma online, quanto de forma presencial, no Cartório Eleitoral localizado a rua H setor H em Alta Floresta.

“19 de maio em Alta Floresta vai ser feriado em decorrência do aniversário da cidade. Por isso, o cidadão tem que se apressar e vir antes desta data limite, ou fazer a regularização em casa mesmo, basta baixar o aplicativo no celular o “e-Título” que é um aplicativo móvel que permite obter a via digital do título eleitoral e pode ser baixado, tanto para smartphone ou tablete nas Plataformas iOS, quanto para Android”, explica Alex.

O chefe do cartório eleitoral ainda ressaltou que em casos de multas, o pagamento poderá ser feito pelo Autoatendimento Eleitoral, também no aplicativo e-Título ou no cartório, por meio de boleto, Pix ou cartão.

Com a quitação do débito, a baixa no sistema eleitoral ocorre automaticamente.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]