Sexta-feira, 21 de Junho de 2024

Política Quinta-feira, 26 de Julho de 2018, 00:00 - A | A

26 de Julho de 2018, 00h:00 - A | A

Política /

Prefeita de Nova Monte Verde defende asfalto para Apiacás pela MT 160



Mato Grosso do Norte

A prefeita de Nova Monte Verde, Beatriz Sueck Lemes, a Bia (MDB), defende a ligação asfáltica de Apiacás [única entre as 6 cidades da região de Alta Floresta a permanecer sem integração de asfalto], através da MT 160. Para a gestora, este é o melhor projeto devido a grande identificação entre estas duas cidades e até pela viabilidade econômica. 
Ela explica que ao chegar no trevo de Nova Monte  Verde, a MT 208 segue para Monte verde e Nova Bandeirantes e o trecho de 55 quilômetros, que está sem asfalto, no sentido à Apiacás, faz parte da rodovia MT160.
Conforme Beatriz, ligar Apiacás com asfalto por Paranaíta, através da MT 206, é mais difícil em função de diversos fatores. Ela cita a distância de Paranaíta para Apiacás que é de mais de 100 quilômetros e a necessidade de construir uma ponte no rio Apiacás com custo muito alto, o que encarece a obra.   
No trecho de 55 quilômetros pela MT 160, a prefeita Bia observa que também existem 17 pontes, mas menores. Por outro lado, afirma que existe uma forte ligação entre as cidades de Apiacás e Nova Monte Verde, principalmente porque diversos serviços, como a agência do Banco do Brasil, Ministério Público e mesmo prestação de serviços na área comercial, em que os moradores de Apiacás procuram Nova Monte Verde.
“O asfalto é importante para as duas cidades. E a população de Apiacás quer o asfalto através da ligação com Alta Floresta e Nova Monte Verde. Existe uma identificação maior entre estas três cidades. A obra é importante e necessária, principalmente para os moradores de Apiacás saírem do isolamento”, avalia a prefeita.

Segundo ela, há informações que o governo estadual, que retomou as obras na MT 208 nos trechos que ficaram para traz, irá iniciar a obra de asfalto para Apiacás, pela MT 160, assim que concluir a ligação entre Alta Floresta e Nova Monte Verde.
O presidente da Câmara Municipal de Nova Monte Verde, vereador Chico Sevallo (MDB), avalia que até por uma questão geográfica, asfaltar o trecho de 55 quilômetros na MT 160 para ligar com Apiacás, é mais viável do que pela MT 206.
“Além da ponte que é cara, a região fica numa área baixa em seu relevo e alaga na época de chuva. A princípio, o asfalto ligando a Alta Floresta iria favorecer, não apenas a população de Apiacás, mas também Nova Monte Verde, que são cidades que se relacionam muito na questão comercial e de serviços”, observa Chico.
Todavia, o vereador defende que mesmo com o asfalto da MT 160, não se descarte a pavimentação entre Paranaíta e Apiacás para o futuro. “A logística vai acontecendo aos poucos. Esperamos mais de 30 anos para ver o asfalto chegar à Nova Monte Verde e agora está se concretizando”, disse chico.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]