Quarta-feira, 30 de Julho de 2025

Política Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020, 00:00 - A | A

03 de Agosto de 2020, 00h:00 - A | A

Política /

Prisão por homicídio de vereador de Carlinda pegou de surpresa seus colegas de parlamento



Reportagem
Mato Grosso do Norte

A prisão do presidente interino da Câmara de Carlinda, vereador Manoel Miranda Costa (PL), de 66 anos, na sexta-feira, 31, pegou de surpresa, tanto seus pares no Legislativo, como a população de Carlinda. 
A prisão foi feita pela Polícia Militar e o parlamentar foi encaminhado para a Delegacia de Alta Floresta.  
“Foi uma surpresa. Eu não sabia o que ele tinha aprontado. Havíamos terminado a sessão e a policia levou ele preso, mas não sabemos explicara nada ainda, pois não temos conhecimento dos fatos”, disse o vereador Manoel Rodrigues, o Nelo. 
Manoel Miranda, que é morador de Carlinda desde 1986, estava com mandado de prisão em aberto devido a condenação por homicídio. O parlamentar responde por um homicídio ocorrido em São Paulo, em 1984. Por isso, foi condenado a 16 anos de prisão, pelo Tribunal de Justiça de SP, em 2009.
Seus advogados alegam que ele foi condenado à revelia e que não tinha conhecimento de sua situação. Informações são de que dois anos após ao fato, Manoel Miranda veio para a região de Carlinda e acreditou que o processo já estivesse finalizado.
 O delegado Pablo Carneiro, titular da DP de Alta Floresta, disse que Manoel relatou que o fato aconteceu quando ele trabalhava em uma empresa de segurança e tinham pessoas tentando furtar um local. Em troca de tiros acabou baleando um dos envolvidos. 

O advogado Wagner Silveira Fagundes, que representa o vereador, declarou que o mandado de prisão foi recebido com surpresa. Isso porque a condenação foi em 2009 e seu cliente nunca foi intimado pela Justiça. E informou que vai à São Paulo examinar o processo. O advogado acredita em erro processual, uma vez que a última decisão cita que ele não tinha sido localizado para ser intimado.

“Manoel apresentou certidões criminais à justiça eleitoral, concorreu a outros três mandatos anteriores e ele foi eleito agora. Ficamos perplexos de chegar um mandado de prisão as vésperas de uma eleição. Vamos tomar todos os conhecimentos para dar uma resposta clara para a sociedade”, disse o advogado
Os advogados do vereador ainda não sabem se ele permanece em Mato Grosso ou será transferido para São Paulo para cumprimento da pena. A defesa deve pedir uma revisão criminal e pedido de habeas corpus em seguida.
O presidente da Câmara Municipal de Carlinda, Robério Alencar, está afastado de suas atividades parlamentares há 25 dias. Ele contraiu covid-19, passou 11 dias internado e agora se recuperar em casa. Na quarta-feira, deve voltar ao trabalho.
À Mato Grosso do Norte, Robério disse que ficou sabendo do caso por mensagens nas redes socais. Ele afirmou que assim que retornar ao trabalho, será realizado uma reunião na Câmara com os demais vereadores para discutir a situação.
“Estou me recuperando em casa do problema de saúde. As informações que tenho é as que foram divulgadas”, disse o vereador.
Já o vereador Paulo Padro, em sua página no Facebook, divulgou uma mensagem de solidariedade ao colega de parlamento. 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]