José Vieira/ Mato Grosso do Norte
O fechamento da agência do banco Santander em Alta Floresta, resultou em enormes transtornos para uma grande quantidade de beneficiários do INSS [Instituto Nacional de Seguro Social], que recebiam seus benefícios por esta instituição financeira, e que automaticamente, foram transferidos para o Banco Itaú.
Com o aumento sobremaneira no fluxo de pessoas na agência, o Itaú não está conseguindo fazer o atendimento, expondo os clientes a horas de espera.
A Coordenadora do Procon em Alta Floresta, Adelina Dias Amorim, em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, nesta terça-feira, 7, disse que recebeu uma denúncia sobre o crescimento no fluxo e a demora no atendimento, o que contraria a lei municipal que determina o atendimento nos bancos em um prazo de 20 minutos.
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Conforme ela, uma agente do Procon foi ao local e constatou que, a demanda na agência está muito alta. “Estamos fazendo uma notificação para saber porque deste fluxo todo e a demora no atendimento. Idosos desde às 8h horas da manhã e às 16h ainda estavam lá. Vamos instaurar uma notificação para o banco prestar esclarecimentos”, enfatiza Adelina.
Segundo ela, o que foi passado para o Procon informalmente, foi que a Agência do Santander fechou e que o INSS mandou toda a demanda para o Banco Itaú.
“O que nós precisamos saber é se o Itaú aceitou esta demanda ou se foi imposta de forma obrigatória pelo INSS. Se foi uma imposição, a situação é uma. Mas se o Itaú informou que tinha estrutura para receber estes clientes, é outra situação e outras providências que vão ser tomadas. Por isso, vamos fazer a investigação, saber o que aconteceu e ver qual a responsabilidade do Itaú”, enfatiza Adelina.
A coordenadora disse que a gerente da agência de Alta Floresta entrou em contato com ela para conversar sobre o fato. Justificou que o INSS mandou os segurados para lá, o que gerou esta situação. Mas adianta que pela gravidade do que está acontecendo, não se resolverá com uma conversa entre o banco e o Procon.
“O Procon tem que fazer valer os direitos do Consumidor. Está comprovado que a agência não tem estrutura para atender esta demanda. O que precisamos saber é se foi o INSS que enviou os segurados para lá, ou se a agência aceitou. O que for de competência do Procon, vamos tomar todas as providências”, assegura Adelina.
Mato Grosso do Norte tentou contato com o Itaú, mas não obteve êxito.