Terça-feira, 25 de Março de 2025

Política Sexta-feira, 13 de Maio de 2016, 00:00 - A | A

13 de Maio de 2016, 00h:00 - A | A

Política /

Segundo vereador, Promotor diz que cadeias estão lotadas e falta espaço para detentos

jornal Mato Grosso do Norte



Reportagem
Mato Grosso do Norte

O vereador José Valdecir dos Santos, o Mendonça (PSC) se reuniu com o promotor de Justiça da Comarca de Alta Floresta, Dr. Daniel Carvalho, na última terça-feira, para falar sobre a onda de violência que tomou conta de Alta Floresta, e que vem se agravando nas últimas semanas.
O parlamentar disse que fez uma explanação sobre a violência na cidade, com assassinatos acontecendo todas as semanas, assaltos e roubos, num cima de violência que tem provocado desespero e insegurança na cidade.
Um dos problemas que contribui para este quadro, na opinião do vereador, é a impunidade. Os criminosos, quando são presos, não permanecem na cadeia. São postos em liberdade e voltam a praticar os mesmos crimes. 
A resposta do promotor, segundo o vereador, é que não existem presídios para acomodar os presos. E não tem espaço na cadeia para acomodá-los. Por isso, a justiça é obrigado a saltá-los. Mendonça disse que o Dr. Daniel explicou que os presos não podem ficar amontoados, próximo um dos outros, que aumenta o estresse e eles podem fazer rebelião e brigarem entre si.
“O promotor disse que o governo tem que construir presídios. Como a criminalidade aumentou, não há mais espaço para mais presos. E que a sociedade tem que cobrar e realizar uma audiência pública para debater a situação”, pontuou Mendonça.
Para o vereador, as autoridades de Alta Floresta perderam o controle sobre os bandidos, que tomaram conta da situação. “Os bandidos são presos num dia e liberados logo em seguida. E a sociedade está assustada. No Vila Nova tem toque para os moradores se recolherem. Se nada for feito, não sabemos em que tudo isto irá se transformar”, avalia Mendonça.
O parlamentar criticou o deputado Romoaldo Júnior (PMDB), que, conforme ele, não demonstra o menor interesse em ajudar o município a buscar uma solução para os problemas enfrentados.
“O Romoaldo demonstra que não tem mais interesse por Alta Floresta. A impressão que temos é que ele não tem mais interesse em representar o município. Parece que é deputado só da famílias e dos amigos mais próximo. Quando tentamos falar com ele, nunca atende o telefone”, enfatiza Mendonça,
Ele avalia que o governador Pedro Taques tem que tomar uma atitude para conter a violência em Alta Floresta e no Mato Grosso. Primeiro, com a adoção de uma ação emergencial para prender e tirar os bandidos de circulação. Depois, construir presídios, inclusive para os infratores menores, que são a maioria nos índice da criminalidade.
“A sociedade espera uma resposta do governador sobre a falta de segurança pública no Estado. O clima é de medo e insegurança e não podemos continuar vivendo com a sensação que os bandidos estão livres para cometer seus crimes, enquanto a população está exposta, sem proteção do Estado”, assevera o vereador.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]