Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024

Política Segunda-feira, 05 de Junho de 2017, 00:00 - A | A

05 de Junho de 2017, 00h:00 - A | A

Política /

Tocador de obras e gestor eficiente



José Vieira do Nascimento
Editor de Mato Grosso do Norte

Na virada do Milênio Matupá era uma cidade que estava estagnada em seu processo de crescimento. E foi aí que entrou em cena o maior tocador de obras do norte de Mato Grosso. Dono de propriedade rural no município e vendo que nada acontecia, o então pecuarista Valter Miotto Ferreira, natural de Lagoa Vermelha (RS) decidiu entrar na política, elegendo-se prefeito em 2001 e reeleito em 2004. 
Quando concluir o atual mandato em 2020, estará completando um ciclo de 20 anos à frente do processo político de Matupá e será o único político da região a ser 4 vezes prefeito. Em 2008, Miotto elegeu seu sucessor. Todavia, em 2012 foi eleito pela terceira vez, sendo novamente reeleito em 2016.
E o que mudou em Matupá nestes 16 anos? Mudou tudo! É o município de Mato Grosso com a melhor infraestrutura urbana e rural e com excelente qualidade de vida para a população, resultadodas inúmeras obras executadas por Valter Miotto. 
No próximo dia 4 de julho o município vai completar 29 anos de emancipação política. No dia 20 de maio o prefeito Valter Miotto concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal Mato Grosso do Norte para falar das ações que empreendeu para retomar o processo de crescimento de Matupá e de suas perspectivas como gestor público, para o futuro do município.
Pergunta- porque o senhor decidiu ser prefeito de Matupá?
Valter-   Eu tinha propriedade aqui e percebia que nada acontecia. A situação era muito difícil. Eu via as dificuldades da população e a falta de infraestrutura implicava em muitos gastos para os produtores. Então, resolvi ser candidato a prefeito para resolver estes problemas. Mas gostei de ser prefeito porque você tem meios de ajudar a sociedade. Sem um mandato fica difícil de atender. 
Pergunta- Qual o segredo para o senhor se manter no poder por tantos anos?
Valter- Eu gosto de ser gestor público e o mandato me outorga a oportunidade de fazer ações para ajudar a sociedade. Como prefeito, meu foco é sempre o ser humano, principalmente os mais carente que precisam de mais apoio. E neste contexto, trabalho olhando as prioridades básicas de cada área que formam o conjunto da estrutura de atendimento ao ser humano, como a saúde, a Educação, as estradas e etc. Meu ganho político é o trabalho prestado. Existe uma diferença grande entre você conseguir resultados eleitorais com favores e empreguismos e você trabalhar e ter o reconhecimento do cidadão. Cada eleição meu compromisso com o povo é renovado e esta renovação representa um reconhecimento por parte da população ao meu trabalho. Este reconhecimento é o grande combustível para mim continuar trabalhando, para buscar os recursos para as obras.
Pergunta- E quais seriam estas prioridades?
Valter - De que uma pessoa precisa? Precisa que suas necessidades básicas sejam atendidas.  Quando necessitar ir a uma Unidade de Saúde, tenha um atendimento de qualidade, tenham médicos, remédios, equipamentos para exames, que o hospital funcione e que tenham escolas e creches para as crianças. E isto temos feitos muito bem em Matupá. Outro fator que considero importante é a equipe ter sempre o mesmo entendimento do gestor. Em Matupá, o financeiro da prefeitura tem sido o mesmo desde o meu primeiro mandato.   

Pergunta- Que obras executadas pelo senhor que considera mais importante?
Valter – Eu vejo de uma forma conjunta. Lógico que os Lagos são importantes porque são obras de grande visibilidade. Para fazer um complexo deste hoje, seriam necessários R$ 30 milhões de investimento. É um patrimônio invejável e vamos continuar investindo nos lagos. Hoje, Matupá está preparado para ser polo e é um lugar bom de se morar, com ótima qualidade de vida. Esses espaços se transformaram um ponto de encontro para quem tem dinheiro e para quem não tem. Um espaço democrático para todos. Bom para os casais namorarem, para as crianças brincar, para os idosos. Por outro lado, Matupá é uma cidade privilegiada pela natureza. Temos nascentes naturais de água filtrada, boa para tomar, sendo 21 mil hectares de lâmina de água, que ameniza a umidade do ar, e uma floresta de 65 mil hectares. Soubemos aproveitar estes recursos. Temos locais para eventos. O Natal com Luz se transformou em uma tradição. É um presépio a céu aberto em torno dos lagos, com luzes nas árvores, que atraía atenção. Vem gente de todas as cidades para prestigiar. Nossa festa da virada de ano é a melhor de Mato Grosso.  Em 2016, reuniu 52 mil pessoas, conforme dados da PM. No entanto, na parte de infraestrutura, Matupá tem hoje 93% da suas ruas asfaltadas. Vamos chegar ao final deste mandato com praticamente 100% da cidade asfaltada, com rede de águas pluviais. Nossa estradas tem perfeitas condições de trafegabilidade em todas as épocas do ano. Isto, além de investimento no setor de Educação e aquisição de equipamentos para a área de saúde.  
Pergunta- O senhor se considera um prefeito empreendedor?
Valter- Não me considero um gestor. Me considero um patrimônio da cidade, que recebeu a missão de cuidar de seu povo. Eu vivo e mora aqui em Matupá. Estou na política porque gosto e é uma forma de colaborar e fazer as coisas acontecerem.   Mas na minha visão, não basta apenas empreender. O gestor tem que ser empreendedor com planejamento e qualidade. Com pouco dinheiro você fazer acontecer, sem esquecer todas as áreas. Você tem que dar oportunidade para as pessoas. Se o jovem gosta de esporte, de participar de jogos, você tem que gerar os meios dele fazer isto.  O prefeito não pode fazer asfalto e esquecer o Esporte e a Saúde. Quer dizer, você tem que dar oportunidade para as pessoas em todas as áreas, na saúde, no Esporte, na Educação... Fazer o básico de todas as áreas, trabalhar em várias frentes. E ser honesto e aplicar os recursos com seriedade. 
Pergunta- Quais as maiores dificuldades enfrentadas aos longos destes anos como prefeito?
Valter- Eu tracei esta cidade para ser o que ela é hoje. Uma cidade boa para todos.  Em todas as eleições e no exercício dos mandatos, tive que fazer enfrentamentos das pessoas que defendem meia dúzias de grupos. Que não querem que toda a população, principalmente os menos favorecidos, seja contemplada. Até hoje ainda tenho que fazer estes enfrentamentos.
Pergunta- Como o senhor vê Matupá nos próximos anos?
Valter- Depois de Sinop, Matupá é a cidade que vai concentra o maior desenvolvimento. É um novo polo bem localizado, cortado pelo asfalto da MT 322, antiga BR-80, que sai da Bolívia e entra na MT-419 e no eixo da BR 163, ligando tanto ao Para como à Rondônia. Além disso, a cidade está recebendo investimentos diversos. São empresas de transportes de grãos para o Pará que operam aqui. São mais de 16 empresas de transportes. Também empresas de maquinários, secadores de grãos e defensivos agrícolas estão se instalando. A Rede de Postos Mirian, com sede em Vilhena, está investindo R$ 20 milhões em uma unidade aqui. Já comprou o terreno e a previsão é de iniciar as atividades em 2 anos. Acrescido a estes investimentos, estamos concluindo o aeroporto, que vai nos permitir a vindas das companhias aéreas para interligar a nossa cidade com os grandes centros.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]