Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Política Sexta-feira, 21 de Agosto de 2020, 00:00 - A | A

21 de Agosto de 2020, 00h:00 - A | A

Política /

UTIs no hospital Santa Rita passam a receber pacientes de covid-19 a partir desta sexta-feira



Reportagem
Mato Grosso do Norte

A prefeitura de Alta Floresta, através do secretário de Saúde, Marcelo Costa, o diretor do Hospital Santa Rita, Dr. Marcelo Miranda, assinaram na tarde de ontem na secretaria municipal de Saúde, o contrato dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que serão disponibilizados para pacientes com covid-19.
Segundo o secretário, são 10 leitos de UTI 20 leitos de retaguarda. “Cada leito de UTI tem que ter 10 leitos de retaguarda e 10 leitos clínicos. Com a assinatura do contrato e a publicação que saí nesta sexta-feira, vou enviar a documentação para o Estado e colocar a disposição este serviço. Quem vai regular é o Estado”, explica.
Conforme ele, a partir desta sexta-feira os leitos de UTIs já estarão disponíveis no Hospital Santa Rita em Alta Floresta. “Para a população dos municípios da região de Alta Floresta e para o Estado, a ação representa um ganho, porque são mais 10 leitos para atendimento de pacientes em casos graves apenas de covid-19, que precisem de leitos de UTI”, disse Marcelo.

O secretário reitera que não são 10 leitos exclusivos para Alta Floresta, mas para pacientes do Estado. “Esperamos que não seja preciso usar. Mas se pacientes em Estado grave em todo o Mato Grosso vier precisar, o Estado terá mais 10 leitos para atender. Da mesma forma que nossos pacientes de covid-19 já ocuparam UTI tanto em Cuiabá como em outros municípios, os pacientes de outras regiões poderão vir para Alta Floresta”, explica.

O diretor do Hospital Santa Rita, Marcelo Miranda, afirma que os leitos estão prontos para receber pacientes, faltando apenas a comunicação do Estado. “Nós não solicitamos as vagas, nós aceitamos as vagas e até 10 pacientes solicitados pelo Estado estamos aptos para receber. E no pós tratamento, até 20 pacientes temos condições de atender. O paciente que o médico colocar na central de regulação, sendo da nossa região ou de qualquer outra região, os leitos estarão disponíveis. Quem faz a intermediação é a secretaria de Estado, através do sistema de regulação”, disse Miranda.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]