Domingo, 15 de Junho de 2025

Política Sexta-feira, 21 de Outubro de 2016, 00:00 - A | A

21 de Outubro de 2016, 00h:00 - A | A

Política /

Vereador diz que eleição se ganha no voto e não na justiça

Jornal Mato Grosso do Norte



Reportagem
Mato Grosso do Norte

O presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta, vereador Elói Crestani (PMDB), declarou à Mato Grosso do Norte que a ex-prefeita Maria Izaura e seu grupo político, deveriam aceitar o resultado das eleições, que ensejou com a vitória do prefeito Asiel Bezerra (PMDB).
Para ele, o fato da diferença entre os candidatos ter sido de 133 votos, não significa qualquer ilegitimidade no processo eleitoral, e a vontade dos eleitores que votaram tanto na Maria Izaura, como no Asiel, tem que ser respeitada.
“O prefeito Asiel venceu as eleições de forma legítima e a vontade da maioria dos eleitores tem que ser respeitada. A ex-prefeita também já venceu eleição com uma margem bem menor que os 133 votos desta eleição e o resultado das urnas foi respeitado”, frisou o vereador.Para o peemedebista, o grupo da ex-prefeita Maria Izaura perdeu a eleição no voto e agora, quer reverter o resultado na justiça, na base do tapetão. Na sua opinião, as ações judiciais que estão sendo impetradas com a finalidade de mudar o resultado das eleições, não são motivos para preocupação por parte ao grupo político que dá sustentação ao prefeito Asiel Bezerra, além de ser contrárias à vontade da população.
“Nossa preocupação era vencer as eleições através do voto e da aprovação da população de Alta Floresta. E também não acredito que estes supostos processos vão atrapalhar o município, porque o prefeito continua trabalhando em ritmo acelerado, correspondendo com as expectativas da sociedade. Eleição se decide na base do voto e  não na justiça”, enfatiza.
A respeito do mandado de segurança que a vereadora Elisa Gomes (PDT) ingressou na justiça para cancelar a votação da sessão que anulou o decreto legislativo referente a reprovação das contas do prefeito Asiel Bezerra, realizada no dia 4 de outubro, o presidente da Câmara, assegura que a mesa seguiu as orientações da assessoria jurídica.
“Foi respeitado a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara. A Câmara não pode tomar decisão a margem da Lei Orgânica e do Regimento. A lei existe para ser cumprida. Não houve nada que desabone a Câmara Municipal. Eu confio na justiça”, enfatiza.
Conforme ele, o Tribunal de Contas está analisando novamente as contas de 2013 do prefeito Asiel Bezerra e emitirá um novo parecer, que será enviado para análise e votação da Câmara Municipal. “O que temos que fazer é aguardar o parecer do Tribunal de Contas do Estado”, observa.

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA - O presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta, vereador Elói Crestani, afirmou ontem em entrevista à Mato Grosso do Norte, que o PMDB terá apenas um candidato disputando a presidência. Conforme ele, os quatro vereadores eleitos e lideranças do partido irão se reunir na próxima semana com o prefeito para debater esta questão.
“O candidato pode ser eu, o Emerson Machado ou o Luiz Carlos. Mas o PMDB está unido e não haverá racha”, disse.
Para Elói é legítima o pleito do PMDB de reivindicar a presidência da Câmara. Segundo ele, além de ter a maior bancada com quatro parlamentares, o partido tem demonstrado que tem competência e sabe administrar, tanto no Legislativo como no poder Executivo.
De acordo o parlamentar, já na próxima semana o PMDB deve anunciar o nome do partido que será o candidato único a presidência da Câmara Municipal. Ele assegura que a bancada do PMDB conta com o apoio do PSC, através do vereador Mendonça, e está aberto para conversar com os demais partidos que tem representação na Câmara Municipal.
“Além do PSC, vamos conversar com o DEM, que tem o vereador eleito Marcos Menin, o PPS do vereador Dida Pires, o PT do vereador Mequiel, o PSD do Dr. Charles e com o PSDB que tem três vereadores. Meu objetivo é que a Câmara tenha um único candidato à presidência”, observa o vereador.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]