José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte
Após, travar uma luta de mais de dois meses contra um câncer no pâncreas, faleceu nesta segunda-feira, 26, em Cascavel no Paraná, o vereador emedebista, José Elói Crestani, de 58 anos completados no último dia 24. Ele estava no exercício do segundo mandato em Alta Floresta, onde também era pioneiro, residindo na cidade desde a década de 80.
A Câmara Municipal de Alta Floresta decretou luto de três dia pela morte do vereador.
Elói iniciou sua trajetória política militando no PT e foi um dos fundadores do partido no município, ao lado de Jair Mariano, Adão Ribeiro e outras lideranças do Partido dos Trabalhadores. Na sigla, foi candidato a vereador em três eleições, mas não conseguiu se eleger.
Ele também fundou em Alta Floresta em 1990, o Sindicato dos Vigilantes, sendo presidente da entidade por oito mandatos consecutivos. Durante esses anos à frente do Sindicato, foi intransigente nas defesa da categoria, da qual fazia parte, e obteve importantes conquista para os trabalhadores do setor de vigilância.
Em 2008, já no MDB, disputa sua terceira eleição ficando como suplente. Natural de Santiago (RS), Elói era perseverante na busca de seus objetivos. E foi na quarta tentativa, em 2012, que foi eleito vereador com 867 votos.
Em seu primeiro mandato surpreendeu na Câmara Municipal, se elegendo presidente do poder Legislativo no biênio de 2015/2016. Na presidência, promoveu várias inovações, sobretudo, valorizando o funcionalismo. No final de seu mandato de presidente em dezembro de 2016, devolveu para a prefeitura municipal, sobras de recursos no valor de R$ 202.774,05.
Em 2016 foi reeleito para o segundo mandato. Seu sepultamento foi na manhã desta terça-feira em Cascavel. Deixa 7 filhos, sendo o mais novo um bebê de dois anos.
No lugar de Elói, assumirá o ex-vereador Reinaldo de Souza, o Lau, (PSD), o primeiro suplente da Coligação “O futuro está presente”, formada pelo PSD, MDB, PRP e PTB.
Elói Crestani deixa em Alta Floresta um legado de muitos amigos. E um patrimônio político de contribuição ao município, resultado de suas ações parlamentares.
Porém, sempre humilde e atencioso, a trajetória de sua vida teve a marca indelével da caridade. Sempre pronto para estender a mão a quem precisasse de ajuda. Para muitas pessoas, o político não fará muita falta. Mas o amigo, este sim, deixará muitas saudades!