Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025

+Saúde Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025, 10:23 - A | A

20 de Agosto de 2025, 10h:23 - A | A

+Saúde / Bactérias

Copo de água que você deixa ao lado da cama acumula bactérias

Sabe aquele copo d'água colocado a poucos centímetros do seu travesseiro, você também está mergulhando seus lábios em uma verdadeira poça de micróbios



  The Body Optimist/ milie Laurent  

Dormir com um copo d'água ao seu lado é, acima de tudo, um ritual reconfortante. Para evitar voltar para a cozinha com os olhos ardendo e refrescar a garganta sem sair da cama quentinha, você pode manter um copo d'água ao alcance da mão, ao lado da cama. Aquele copo d'água colocado a poucos centímetros do seu travesseiro, que você pega com cuidado sem acender a luz, já salvou suas noites e sua garganta muitas vezes. No entanto, mesmo que os médicos recomendem hidratação, eles recomendam fazê-lo com um recipiente fechado.

Além de você poder derrubar o copo com um movimento repentino do edredom, você também está mergulhando seus lábios em uma verdadeira poça de micróbios. Poeira e ácaros flutuando no ar se acumulam no seu copo e alteram a qualidade da água. Em poucas horas, quando você dorme profundamente, esse líquido se transforma em um ambiente propício para a proliferação de fungos, como explicam higienistas nas colunas do Healthline. Você pode ter notado isso ao acordar, bebendo essa água com um gosto um pouco "velho".

O copo d'água, acessível com um movimento de braço é uma adição bem-vinda, especialmente depois de dormir de boca aberta. Só que ele abriga todo um ecossistema de bactérias. Mesmo que a sua água pareça a mesma, ela contém pequenas partículas invisíveis que são desagradáveis ao corpo. Água parada, deixada desprotegida e descoberta, deteriora-se durante a noite.

Bactérias e leveduras se desenvolvem ali. Insetos em miniatura também podem depositar seus ovos ou defecar ali. Soma-se a isso um fenômeno físico simples: a exposição à luz e ao calor . Seu copo, portanto, aquece naturalmente. No entanto, isso acelera as reações químicas na água, alterando marginalmente sua composição. Resultado?

Esse gesto, supostamente benéfico, pode se tornar um hábito anti-higiênico. No fim das contas, beber de um copo d'água deixado ao relento a noite toda é como beber de uma poça d'água durante uma caminhada.

Você corre o risco de um desequilíbrio na sua flora bucal. Certas cepas bacterianas podem produzir toxinas", alerta a revista Santé  Mas não há como abandonar esse ritual para sempre e passar o resto da noite com a boca pastosa e a garganta de papelão.

Você pode simplesmente cobrir seu copo com uma tampa hermética especialmente projetada. Como alternativa, você também pode despejar água em uma garrafa ou jarra fechada.

Pelo menos você não corre o risco de ficar sem água no meio do sono. Profissionais de saúde, por sua vez, recomendam se hidratar ao longo do dia para evitar fazê-lo sob o luar. Isso garantirá uma noite de sono tranquila e ininterrupta.        

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]