Sábado, 12 de Outubro de 2024

+Saúde Quarta-feira, 31 de Agosto de 2022, 10:35 - A | A

31 de Agosto de 2022, 10h:35 - A | A

+Saúde / Manjericão

Muito mais do que sabor marcante, erva aromática possui propriedades medicinais

Bastante utilizado na culinária mediterrânea, seu uso traz diversos benefícios e agrada os mais variados paladares



O manjericão é uma erva aromática bastante utilizada em diversas culinárias ao redor do mundo. Conhecida ainda como alfavaca e basílico, acredita-se que sua origem seja asiática, especificamente na Índia, onde há relatos de seu cultivo há 5 mil anos. O fato é que, independente de onde tenha surgido, ele rodou o mundo e é bastante conhecido e utilizado na culinária mediterrânea. Sua chegada ao Brasil ocorreu junto com a migração italiana. Um dos principais e mais conhecidos molhos italianos é o “pesto genovese”, feito com bastante manjericão e parmesão.

A erva, que possui mais de 60 tipos espalhados pelo mundo, além de fazer parte de diversos pratos, detém inúmeros benefícios, entre eles a de ser uma das aliadas para o bom funcionamento do estômago, melhorar a digestão e ser um ótimo antioxidante e anti-inflamatório.

A chef de cozinha Erica Cesconetto, da L'artigiana Pastifício, de Curitiba (PR), utiliza a erva em várias receitas de suas massas. O basílico, o manjericão-de-folha-larga, faz sucesso no cardápio e no paladar dos consumidores das massas artesanais e naturais da L’artigiana. A receita utilizada por ela foi aprendida durante um intercâmbio em uma cidade no interior da Itália, Chiavari, que fica a aproximadamente duas horas de Gênova.

Bastante utilizado na culinária mediterrânea, seu uso traz diversos benefícios e agrada os mais variados paladares

“Lá eles só fazem o pesto genovês usando esse tipo de manjericão e ele tem um sabor musical muito diferente dos outros, bem sutil e deve ser consumido em temperatura ambiente. Assim, você preserva todo sabor e as propriedades, fora que garante que o pesto não vai talhar. A diferença do pesto de Gênova para os de outros lugares é que ele é mais grosso, vai mais queijo de primeira qualidade e o manjericão gigante. É um molho bem cremoso”, explica Erica.

Na L’artigiana, diversos itens do cardápio possuem manjericão. O talharim, por exemplo, utiliza a erva na sua própria massa, assim como o raviolone caprese, que contém listras de tomate e recheio de mozzarella. O molho napulè é chamado “molho em três fases” e leva tomate defumado, creme de manjericão e creme de parmesão. “Spaghetti caprese é feito de manjericão, tomate e ovos e principalmente o próprio pesto genovês que vem em dois tamanhos, pequeno e o grande”, acrescenta a chef.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]