Reportagem/ Mato Grosso do Norte
A gestão Municipal de Carlinda, através da Secretaria Municipal de Saúde, não descuida da saúde da população. Para a secretária de Saúde, Elaine Juviniano, seguindo as orientações da gestão municipal, designou um profissional de atividades físicas para orientar a população em suas atividades físicas.
Para isso, foi criado uma estratégia para motivar a participação das pessoas. A Secretaria de Saúde criou o Grupo Saúde em Ação, Centro da cidade, na Academia de Saúde Perto do Ginásio de esportes. Neste local, as pessoas interessadas em participar se reúnem para praticar diversos exercícios.
As atividades físicas são realizadas com acompanhamento do Educador Físico, Ivo Lima, que além de orientar os participantes para fazer de forma correta os exercícios e evitar lesões, também é um grande incentivador, motivando todos a se movimentar, ressaltando sempre que, para ter boa saúde é necessário deixar o sedentarismo de lado e se esforçar para acompanhar o ritmo.
As atividades acontecem três vezes na semana, nas segundas-feiras, quartas e nas sextas feiras, a semana é fechada com uma alegre caminhada com todos os participantes, com duração de uma hora. Geralmente os participantes se reúnem e iniciam a caminhada às 7h.
“É um trabalho gratificante porque além das pessoas estarem interagindo, conversando, brincando, também estão cuidando da saúde física e mental ao mesmo tempo. Me sinto muito feliz por estar realizando este programa e espero que ele sempre continue e que mais pessoas venham participar. Lembrando que o programa é aberto para a comunidade, para todos que queiram participar das atividades. Todos estão convidados!”, diz o Educador Físico, Ivo Lima.
No entanto, ele observa que o objetivo do grupo Saúde em Ação é realizar em cada Unidade de Saúde o acompanhamento dos Munícipes que tenham interesse em entrar em boa forma com atividades físicas e um cardápio nutricional com foco na alimentação saudável.
Benefícios da atividade física
A atividade física reduz o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono, melhora a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência.
foto/ reprodução
Cardápio nutricional
O café da manhã, por ser a primeira refeição do dia é responsável por garantir energia e concentração para as atividades da manhã.
Para isso, nada melhor do que contar com alimentos ricos em carboidratos e fibras, como os cereais integrais; proteínas de ótima qualidade, como os alimentos lácteos; vitaminas e minerais, como as frutas e “gorduras do bem”, como as sementes oleaginosas.
Já o almoço e o jantar devem ser refeições coloridas e variadas. Nesses momentos, tenha sempre um bom aporte de:
Verduras e legumes, tanto crus quanto cozidos.
Alimentos ricos em proteínas animais ou vegetais, como carnes bovinas e suínas, frango, peixes, ovos e leguminosas.
E alimentos ricos em carboidratos, de preferência em sua forma integral, como arroz, massas, raízes e tubérculos.
E os lanches intermediários são um espetáculo à parte, afinal, são ótimas oportunidades para oferecer ao corpo aquele complemento de nutrientes que não podemos ficar sem, como fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Boas opções para esses momentos são: frutas frescas ou desidratadas, legumes, sementes e castanhas, queijos e iogurtes, leguminosas e cereais integrais.