Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

+Saúde Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025, 09:06 - A | A

08 de Janeiro de 2025, 09h:06 - A | A

+Saúde / saúde física e mental

Você acredita no poder transformador da música?

A grande importância deste projeto é ofertar iniciação musical e dar a oportunidade para músicos amadores



Assessoria / Rainiery Miranda

O senhor Milton Buss Leitzke acredita que a música tem um poder transformador na vida das pessoas, podendo afetar áreas cerebrais importantes, nossas emoções, nossa saúde física e mental e a nossa identidade, e também pode aumentar a autoestima, a consciência do coletivo, dando a oportunidade aos interessados aprenderem e se aprofundarem através da música.

E foi durante as aulas de música que ele administra já desde 2018, que veio a ideia deste Projeto Musica na Comunidade. As aulas deste projeto tiveram início dia 04/01/2025.

A equipe deste Projeto conta além do senhor Milton @miltonbussleitzke, a Professora Regente Rainiery Miranda @rainierymiranda e a artista plástica Rilma M. Abreu. A galera que já possui uma base musical está desenvolvendo um repertório para apresentações em pontos estratégicos da cidade, com pequenos grupos, culminando num evento final, onde será apresentado de forma dinâmica, um repertório com um grupo maior.

A finalização do projeto está para o mês de maio com uma apresentação no salão de eventos do Instituto Casa da Cultura, com repertório diversificado, e com a junção de vários instrumentos, entre eles violinos e flautas. O proponente senhor Milton Buss Leitzke já faz um trabalho na área musical a muitos anos, e para este projeto o objetivo é juntar pessoas que já possuem uma base musical.

Terá como contrapartida um curso de aprofundamento da música instrumental, com os interessados e selecionados para participar. A grande importância deste projeto é ofertar iniciação musical e aprofundamento musical gratuito, dar a oportunidade para músicos amadores desenvolverem suas habilidades, através da música.

O público alvo são alunos que já tenham conhecimento musical, abrangendo várias faixas etárias, preferencialmente crianças e adolescentes, e preferencialmente que sejam residentes dos bairros: Cidade Alta, Vila Nova, Cidade Bela, Bom Pastor, Boa Esperança e Jardim Guaraná, para ingressarem na iniciação musical.

O local onde acontecerá as aulas e ensaios é o Instituto Casa da Cultura @casadaculturaaf que já vem realizando seu trabalho desde 2018, atendendo crianças, adolescentes, jovens e adultos numa região de vulnerabilidade social, econômica e cultural, trazendo arte e suas diversas linguagens, como, música, artes visuais e cênicas, e vem mudando e inspirando vidas através do poder transformador da arte.

Este projeto tem como linguagem principal a música, que acontece através da leitura da partitura, por isso os participantes e interessados precisam ter conhecimento de leitura musical, e visa proporcionar à comunidade um contato direto com vários instrumentos musicais, considerados clássicos, como Flautas nos quatro naipes e instrumentos de arco (violino, violas e violoncelo). Podendo assim usufruir gratuitamente de todas as ações do projeto.

O objetivo principal é a formação de um grupo musical que possa se qualificar musicalmente, divulgar a grandeza da música, dar oportunidade de artistas locais se capacitarem e ter uma melhor visibilidade e também proporcionar a nossa cidade um grupo com instrumentos clássicos para eventos, e em contrapartida a comunidade terá a oportunidade de conhecer instrumentos clássicos e ampliar seu repertorio musical e cultural.

O Produtor executivo Milton Buss Leitzke pontuou que o principal objetivo é capacitar músicos, e consequentemente aumentar a autoestima, a consciência do coletivo, dando a oportunidade aos interessados aprofundarem e partilharem seus conhecimentos musicais.

A comunidade será beneficiada através do desenvolvimento da fruição artística, do acesso e acessibilidade as ferramentas culturais, trazendo inspiração e inovação para as crianças e adolescentes, valorizando a acessibilidade, a inovação, a cooperação e a responsabilidade social e ambiental, promovendo a acessibilidade a cultura e arte tornando cada participante um agente transmissor de arte e conhecimento
Venham conhecer e fazer parte deste projeto.

Agendem um horário, através de nossos contatos para maiores informações. O projeto acontece em sábados alternados, no período vespertino, na Avenida Robson Silva 1244, Bairro Bom Pastor. Contato (66)984242302/ (66) 984242301.

Projeto contemplado pelo Edital 006/2024 de fomento à execução de ações culturais, realizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura e Juventude do Município de Alta Floresta.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]