Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025

Agronegócio Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025, 14:18 - A | A

20 de Outubro de 2025, 14h:18 - A | A

Agronegócio / Agricultura Familiar

AF sedia Fórum das Cadeias de Valor e fortalece a Agricultura Familiar na região Norte



Dionéia Martins/ Mato Grosso do Norte

Alta Floresta, sediou na sexta-feira, 17, encontro que reuniu produtores rurais, técnicos, gestores e representantes de instituições públicas e privadas, para debater o futuro da agricultura familiar no norte de Mato Grosso.
O Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural, promovido pelo Governo do Estado por meio da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) e com o apoio da Prefeitura de Alta Floresta, teve como foco o fortalecimento das cadeias produtivas no Portal da Amazônia e no Vale do Teles Pires.
Durante todo o dia, produtores e gestores participaram de palestras e câmaras temáticas que abordaram os principais eixos de produção da região: bovinocultura de corte e leite, fruticultura, olericultura, piscicultura, cafeicultura, cacauicultura e apicultura. Paralelamente, uma Feira de Produtos da Agricultura Familiar valorizou o que há de mais autêntico na produção regional, com espaço para degustações e comercialização direta dos produtores.
O evento reuniu representantes de 14 municípios da região, além de universidades e institutos federais. Alta Floresta foi o sexto território a sediar o fórum, que deve percorrer nove regiões do Estado até o fim do ano.
A partir dos encontros, o governo pretende construir um panorama detalhado para orientar as políticas de desenvolvimento rural de 2026, com base nas demandas e potencialidades de cada localidade.
Ao final dos debates, foi elaborada uma carta de propostas construída coletivamente nas câmaras temáticas, com o objetivo de subsidiar novas políticas públicas para o setor.
O presidente da Empaer, Suelme Evangelista Fernandes, destacou a importância do fórum como instrumento de escuta e planejamento territorial.
“Essa estratégia é uma forma de o Estado conversar com o cidadão sobre as necessidades locais, avaliar as políticas que estão sendo implantadas e, se preciso, criar novas ou aperfeiçoar as existentes”, explicou.
“Aqui surgiram ideias muito ricas, como o fortalecimento da cadeia da piscicultura, com a contratação de um técnico ambiental para regularizar a produção e o incentivo ao melhoramento genético na apicultura. O que queremos é construir políticas específicas, respeitando a vocação de cada território”, completou.
“Discutimos sete cadeias produtivas estratégicas, buscando ações concretas que fortaleçam a Agricultura Familiar. Além dos debates, tivemos uma feira paralela, dando visibilidade aos nossos produtores e incentivando a população a consumir o que é da nossa terra”, destacou secretário municipal de Agricultura e Pecuária de Alta Floresta, Marcelo Fernando.
De Apiacás, a secretária municipal de Agricultura, Patricia Sian, também participou com sua equipe e produtores locais. “Com o apoio técnico da Empaer e o cumprimento das políticas públicas prometidas, podemos consolidar uma agricultura forte e sustentável”, destacou.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]