Ascom/ Famato
Na próxima semana, tem início o evento “Fortalecendo a presença da família junto ao sistema sindical”. A iniciativa da Comissão Famato Mulher, realizada pela Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), percorrerá os dez sindicatos rurais regionais do estado de Mato Grosso entre os meses de junho e outubro de 2024.
O objetivo é fortalecer a representatividade feminina e familiar no campo, bem como promover a inclusão e participação ativa da família nas atividades sindicais e no desenvolvimento socioeconômico das áreas rurais, oferecendo um espaço para troca de conhecimentos e experiências.
Os primeiros municípios a receberem o evento serão Alta Floresta (4 de junho) no auditório do Simenorte. Em Sorriso (6 de junho). Em julho os encontros serão realizados em Pontes e Lacerda e Cuiabá; em agosto, Campo Novo do Parecis e Juína; em setembro, Barra do Garças e Rondonópolis; e em outubro, Confresa e Canarana.
Visando garantir que informações essenciais para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola alcancem mais pessoas, em todos os encontros, será realizada a palestra “Construindo Conexões: Mulheres na Liderança do Agronegócio”, patrocinada pela Bayer.
“A mulher desempenha um papel crucial na família, especialmente no desenvolvimento dos filhos. Sua perspectiva e habilidades contribuem para estratégias que impactam o futuro familiar. Focar nas mulheres potencializa sua participação nas atividades sindicais e reconhece seu papel fundamental no cenário agrícola”, destaca Luciana Tomain, presidente da Comissão Famato Mulher.
O fortalecimento da presença feminina nas decisões relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico busca otimizar e impulsionar um ambiente de aprendizado contínuo, fortalecendo os laços comunitários e promovendo uma abordagem coletiva para enfrentar desafios e fortalecer o sistema sindical rural. “Ao estimular a participação das mulheres nos sindicatos, estamos promovendo a representação da família,” conclui Luciana Tomain.
SERVIÇO
Confira a agenda dos encontros mensais:
- Alta Floresta
04 de junho de 2024 – 18h
Centro de Eventos Simenorte
Avenida Uniflor, 120 – Alta Floresta
- Sorriso
06 de junho de 2024 – 18h
Sindicato Rural de Sorriso
Avenida Luiz Amadeu Lodi, nº 1415, bairro Bom Jesus – Sorriso
- Pontes e Lacerda
02 de julho de 2024 – 18h
Parque de Exposições Expoeste
BR 174, nº 208 – Pontes e Lacerda
- Cuiabá
13 de julho de 2024 – 18h
Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro – Espaço de Eventos do Sindicato Rural de Cuiabá
Avenida Beira Rio, bairro Dom Aquino – Cuiabá
- Campo Novo do Parecis
07 de agosto de 2024 – 18h
Parque de Exposições – Espaço de Eventos
BR 364, Km 873, Zona Rural, sentido Tangará da Serra, aprox. 4 km – Campo Novo do Parecis
- Juína
09 de agosto de 2024 – 17h
Parque de Exposições de Juína
Rod. AR, s/nº, Zona Rural – Juína
- Barra do Garças
03 de setembro de 2024 – 18h
Parque de Exposições Eliziário José de Farias – Tatersal
BR 070, Km 10, Setor Industrial – Barra do Garças
- Rondonópolis
05 de setembro de 2024 – 18h
Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias
Rod. MT 270, Km 8, bairro Bom Jesus – Rondonópolis
- Confresa
01 de outubro de 2024 – 18h
Sindicato Rural
Rua dos Reis, s/nº, Tatersal de Leilões, residencial Arco Íris – Confresa
- Canarana
03 de outubro de 2024 – 18h
Sindicato Rural
Avenida Paraná, 208, Centro – Canarana