Assessoria
O plantio de ocorreu em área anexa ao Viveiro Municipal com objetivo de implantar um jardim clonal, o qual fornecerá estacas para a produção de mudas.
Entre o primeiro e o segundo ano pós plantio, a secretaria terá condições de retirar entre 4 e 8 mil estacas, os chamados clones, os quais serão conduzidas para fornecer as famílias interessadas em plantio de café. No jardim clonal já foram plantados 6 clones fornecidos pela EMPAER-MT, os quais são melhorados pela EMBRAPA.
A EMBRAPA desenvolveu 6 cultivares de café, da variedade Coffea canephora, que são apelidados de "robustas amazônico".
Essas cultivares foram implantadas inicialmente no campo experimental da EMPAER-MT em Sinop/MT e apresentaram desempenho promissor para nossa região. Em razão disso, a secretaria de Peixoto de Azevedo solicitou as estacas e recebeu 50 unidades de cada um dos 6 clones.
O projeto está sendo financiado com recursos próprio para aquisição do calcário e adubo necessário ao plantio, recurso da Secretaria de Agricultura para aquisição do material de irrigação e preparo da área, Cessão da área pela Secretaria de Meio Ambiente que é responsável pelo viveiro municipal e a EMPAER-MT, responsável pelo acompanhamento técnico e o fornecimento dos clones.
No terceiro ano, o Jardim clonal fornecerá entre 6 e 12 mil estacas e no quarto ano já terá entre 10 e 15 mil estacas.
O secretário de agricultura, Clovis Manica da Agricultura, disse que desse modo haverá condições de avaliar os desempenhos dessa cultura a nível municipal e ir fornecendo mudas aos interessados.
Depois de implantado o projeto, em um hectare cada família irá precisar de 3.333 mudas, eles poderão receber dessas produzidas no jardim clonal da Prefeitura.
O secretário disse ainda que essa busca por novos cultivares pode trazer uma nova opção de crescimento da agricultura familiar, principalmente com o apoio do poder público, que nessa nova gestão tem se emprenhado para fortalecer o homem do campo.