Assessoria
Artistas plásticos, escultores, fotógrafos, músicos e dançarinos estão participando do 1º Encontro Cultural da Amazônia Mato-Grossense, paralelo a Feira de Turismo da Amazônia de Mato Grosso e o VI Festival Gastronômico Sabores da Floresta que acontecem nos dias 05,06 e 07 de julho em Alta Floresta.
Cerca de 13 artistas locais participam pela primeira vez de uma exposição itinerante expondo telas, fotos e esculturas nos hotéis, restaurantes, supermercados, panificadoras, no aeroporto e no teatro Agostinho Bizinoto.
“Creio que a melhor forma de fazer as pessoas valorizarem e se interessarem por arte não é esperando que venham de encontro à produção artística, mas levar isso até elas, bombardear a sociedade com artes e é isso que essa exposição está fazendo, mostrando arte para as pessoas assim que elas chegam na cidade, quando fazem as compras, se hospedam, saem pra comer”, comentou o artista Gabriel Leitzke.
Sem fronteiras, nem barreiras, Gabriel tira a energia e a criatividade da Amazônia para criar e criar sempre, desde há sete anos, quando passou pelas artes cênicas e trilhou para o desenho como uma rota de fuga.
“Trabalho principalmente com realismo, por muito tempo fiz arte com lápis e papel só, principalmente retratos, mais recentemente fui pras ruas, comecei a grafitar muros e paredes, levar o que faço e amor para as pessoas”, conta.
O artista plástico Cobra, que está expondo em uma das pizzarias da cidade diz que a ideia da exposição itinerante foi uma “jogada de mestre” para a classe cultural da cidade. “O projeto está ressuscitando os artistas e mostrando o trabalho de todos. Isso nos transmite muita alegria”, comentou. Participam da exposição os artistas: Luis Eduardo, Gerlando Barros, Cobra, Eliete Franchini Fouto, Maria Rodrigues, Antônio Mendonça, Jane de Paula, Beatriz Tereza Finimundy, Mequiel Zacarias Ferreira, Gabriel Leizke, Altemir Garcia e Cleves Almeida.
A ação faz parte da programação da I Feira de Turismo da Amazônia Mato Grossense que estará reunindo sete municípios com alto potencial turístico, e uma opção de destino sustentável de relevante importância para Mato Grosso e Brasil. A programação conta com feira de produtos turísticos e artesanais, palestras sobre turismo em áreas protegidas, turismo rural, gerência de empreendedorismo, entre outros temas. Também faz parte o VI Festival Gastronômico Sabores da Floresta.