Assessoria
Sebrae
A sétima edição do ‘Festival Gastronômico’ de Alta Floresta será em comemoração ao aniversário do município que completa 48 anos no próximo dia 19 de maio, com o tema ‘Sabores da Floresta’. O evento promovido pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) em parceria da Prefeitura Municipal, será na Praça da Cultura, nos dias 17 e 19 de maio, das 17h às 22h.
Segundo o gerente regional do Sebrae/MT em Alta Floresta, Lucas Moreira, a ação tem como objetivo fomentar a economia local e incentivar os empreendedores a se reinventarem nos espaços gastronômicos no município.
“Além de ser uma comemoração pelo aniversário da cidade neste ano, o festival tem o intuito de fomentar a economia local por meio da gastronomia, da arte e da cultura regional. O Sebrae/MT quer incentivar a inovação e a criatividade na elaboração de novos pratos no cardápio dos empreendedores com ingredientes do nosso bioma amazônico, dando destaque aos sabores da nossa terra”, ressalta Lucas.
O gerente ressalta que os empreendedores passaram por consultorias com o chefe de cozinha, Marcelo Cotrim, para prepararem pratos exclusivos para o evento, seguindo o tema do evento, ‘Sabores da Floresta’.
“Para preparem novas receitas e construírem um cardápio inovador, todos se prepararam e receberam consultorias com o especialista Marcelo Cotrim para que eles possam oferecer algo novo, com qualidade e claro, bem elaborado desde as escolhas dos ingredientes até a finalização do prato”, diz.
Os pratos possuem temperos, aromas e sabores da região, dessa forma os visitantes terão a oportunidade de experimentar receitas criadas a partir de ingredientes regionais, como a castanha do Brasil, o cupuaçu, o açaí, entre outros.
O evento contará com a participação de 15 estandes de gastronomia com opções de pratos salgados, doces, sucos e drinks, além de playground para as crianças. As mulheres empreendedoras da região terão espaço garantido para apresentarem seus artesanatos na ‘Exposição do Sebrae Delas’ durante todo o evento.
Além de fortalecer a gastronomia e a cultura, o festival também dará destaque aos empreendedores do segmento turístico e uso de tecnologias e inovações.
O gerente explica que no local, terá um estande de realidade virtual, com óculos de realidade virtual com imagens 360° de pontos turísticos da Amazônia mato-grossense, como explica o gerente.