Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Atualidades Sábado, 18 de Maio de 2024, 16:49 - A | A

18 de Maio de 2024, 16h:49 - A | A

Atualidades / Alta Floresta 48 anos

Alta Floresta comemora 48 anos e avanços no saneamento básico

Serviços da Águas Alta Floresta atendem mais de 20 mil famílias no município



Reportagem

Alta Floresta, 17 de maio de 2024 – no próximo domingo, 19, o município de Alta Floresta comemora os seus 48 anos de emancipação. Próximo a cinco décadas de história, a cidade consolida uma trajetória de investimentos em serviços de melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Dentre eles está o saneamento básico, disponível para mais de 20 mil famílias florestenses.
A captação de água bruta é realizada nos rios Taxidermista I e II, a primeira parte de um longo processo de tratamento e análises necessário para que o recurso hídrico atinja os níveis adequados para consumo. Para isso, a Águas Alta Floresta, empresa do grupo Iguá, investe em iniciativas que melhorem a qualidade da água local.
Além dos processos comuns à Estação de Tratamento de Água (ETA), a companhia também dispõe de um laboratório móvel. A unidade é uma estrutura veicular operada por um técnico especializado em controle de qualidade que, desde 2023, percorre toda a cidade coletando amostras da água para análise.
Atualmente, o município conta com seis reservatórios de água potável com capacidade total de 4, 9 milhões de litros. Além disso, possui uma extensão de 310 km de rede de distribuição de água e 148 km de rede de esgoto.
Segundo o diretor operacional da companhia, Christopher Alves, toda a estrutura visa proporcionar saúde e bem-estar à população. "São melhorias contínuas para ofertar um serviço de qualidade à população florestense, garantindo aos cidadãos o acesso ao recurso hídrico com dignidade”, destaca.
A Águas Alta Floresta deseja um novo ciclo repleto de prosperidade ao município e a cada um de seus habitantes!
Sobre a Águas Pontes e Lacerda – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Pontes e Lacerda atua nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, desde 2001. A companhia, que atende mais de 52 mil pessoas, tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, a concessionária faz parte do Grupo Iguá, uma das principais empresas privadas do setor, presente em 27 municípios brasileiros e atendendo 3 milhões de pessoas com o propósito em ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia alcançou pelo 3° ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que consagra empresas que alcançam o nível mais alto de qualificação e transparência nos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]