Edemar Savariz
Mato Grosso do Norte
Alta Floresta recebeu a notícia que está entre os municípios brasileiros com melhor desempenho na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. O município ficou em 1º lugar no estado de Mato Grosso e em 4º lugar entre as cidades brasileiras com até 50 mil habitantes. O Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal leva em conta o índice de população de acordo com o último censo do IBGE.
A cirurgiã dentista, Magda Pierin, coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Alta Floresta, disse que o prêmio estadual será entregue no dia 24 de outubro em Cuiabá e o nacional no dia 27 de novembro em Brasília.
“Estará presente em Cuiabá a Coordenação de Saúde Bucal do Brasil e será debatido ações sobre a saúde bucal, no sentido de melhorar o atendimento no estado. No final deste encontro será entregue a premiação estadual”, disse a coordenadora.
A cirurgiã dentista disse que está na coordenação da Saúde Bucal do Município desde 2013. “Estamos fazendo um trabalho já alguns anos de promoção da saúde bucal do município. Anteriormente a este período eu já trabalhava nas unidades de saúde desenvolvendo estes trabalhos. O resultado destes prêmios, tanto estadual quanto nacional, é de trabalho de anos, de todos os profissionais que passaram e os que estão hoje conosco”, comemora Dra. Magda.
Sobre os trabalhos realizados pela equipe da saúde bucal de Alta Floresta, a coordenadora explica que a equipe intensifica no sentido de prevenir a carie. “Com esse trabalho, nós conseguimos atingir um patamar excelente. A Organização Mundial da Saúde ela preconiza os índices de carie e hoje nós conseguimos estar numa prevalência baixa neste sentido. Essa diminuição dos índices é resultado das ações de promoção da saúde bucal, que são de prevenção nas escolas, através de palestras sobre a importância da higiene bucal, escovação, aplicação de flúor e escovação acompanhada por profissionais”, explica a coordenadora.
Ela enfatiza também os trabalhos que são realizados nas unidades de saúde do município. “Como nós trabalhamos na saúde da família, não é feito somente a parte curativo, ou seja, somente tratar de dente, é realizado ações com gestantes e bebes. Esse contato desde cedo da criança com a equipe de odontologia, diminui bastante o índice de carie na população e isso foi destaque para os prêmios que o município conquistou”, disse a coordenadora.
Atualmente o município conta com 10 equipes atuando nas unidades de saúde e a meta é de 180 atendimentos em cada unidade. “São aproximadamente 1.800 atendimentos mês, que vão desde o pré-natal, porque se uma gestante tiver algum foco de inflação na boca pode gerar um parto prematuro. Então, é super importante o atendimento odontológico durante a gestação. Quando o nenê nasce, é orientado a mãe estar levando a criança desde o nascimento para orientações e com a higienização da boca do bebe. É realizado um acompanhamento a cada 3 meses com esta criança para que ela tenha uma saúde bucal preservada. Ainda em crianças, é realizado restaurações e limpezas dos dentes”, enfatiza.
Quanto ao atendimento à população, Dra. Magda disse que existe o programa de prótese dentária. “Quando o paciente não tem o elemento dentário, ou já usa prótese há muito tempo, é feito a avaliação do dentista na unidade e se tiver necessidade de trocar, ele é encaminhado para a confecção de uma nova prótese. Este é um programa de média complexidade. Também realizamos a prevenção de câncer de boca e quando tem alguma suspeita, fazemos a biópsia e se for o caso é encaminhado o paciente para Cuiabá”, finaliza.