Assessoria
Neste ano, a campanha Um Dia no Parque, a maior ação brasileira de valorização das Unidades de Conservação (UCs), será realizada em todas as UCs do país, com destaque para as estaduais e municipais, com o objetivo de incentivar famílias e comunidades a explorarem e se conectarem com a natureza.
Com o tema "Natureza para todas as pessoas", a iniciativa visa promover a valorização dos espaços naturais e oferecer uma oportunidade única para que o público vivencie experiências enriquecedoras em contato direto com a natureza.
Em Alta Floresta, estão confirmadas atividades como a Passarinhada (observação de aves), Fotografia da Natureza, Banho de Floresta, Família na Floresta e Piquenique Coletivo.
As atividades acontecerão ao ar livre na Reserva Surucuá, uma área totalmente preservada no centro de Alta Floresta, (Hotel Floresta Amazônica). Começam a partir das 5h30 e termina com o piquenique no final da manhã, neste domingo, 21.
A reserva natural de floresta amazônica é mantida pela Fundação Ecológica Cristalino (FEC). Para ter acesso a todas as informações e inscrições acesse o perfil @fundacaocristalino.
Há atividades para todos os públicos, desde crianças a pessoas idosas, com deficiência, acostumadas ou não a atividades em contato com a natureza. É possível fazer uma trilha, observar a fauna e a flora, fazer fotos e compartilhar um delicioso piquenique.
Segundo Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC e idealizadora do Um Dia no Parque, para muitas Unidades de Conservação estaduais e municipais, a campanha é uma oportunidade para ter mais visibilidade e mostrar o trabalho realizado junto à comunidade local.
“Quando esta comunidade visita as UCs, passa a entender a importância dessas áreas para a qualidade de vida e forma um laço com elas. Este é um dos nossos objetivos, que cada pessoa se torne protetora das Unidades de Conservação. Além, é claro, de promover o turismo de natureza, gerando emprego e renda, que é uma forma de ajudar a preservar as áreas”, afirma.
Maria Isabel Amando de Barros, especialista em infâncias e natureza do Instituto Alana, afirma que os parques são territórios importantes também para o desenvolvimento infantil.
“Em relação às crianças e adolescentes isso é particularmente relevante pois muitos benefícios se dão por meio da experiência direta das crianças com a natureza, como o brincar com elementos naturais e o aprendizado sobre e na natureza. Portanto, é fundamental que os parques assumam cada vez mais o papel de território de pertencimento das crianças e adolescentes, por meio de programas e estruturas acessíveis e acolhedoras”, afirma.
Site da Coalizão Pró-UCs: https://www.unidoscuidamos.com/ e Instagram: @umdianoparqueoficial e @fundacaocristalino
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr








