Domingo, 31 de Agosto de 2025

Atualidades Segunda-feira, 17 de Junho de 2019, 00:00 - A | A

17 de Junho de 2019, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Alta Floresta realizará 1º Feira de Turismo da Amazônia Mato-Grossense



Edemar Luiz Savariz
Mato Grosso do Norte

Com o propósito de desenvolver a região turística, estará acontecendo nos dias 5, 6 e 7 de julho a 1ª Feira de Turismo da Amazônia Mato-grossense (FEITAM), onde empresários, instituições e órgãos públicos, através de exposições, apresentarão os produtos e potenciais turísticos da regionais. Dentro da programação acontecerá o Seminário de Turismo da Amazônia Mato-grossense, com palestras e provocações sobre um novo olhar do Turismo da região.
A presidente da AGTAF (Associação dos Guias de Turismo de Alta Floresta), Elaine Pereira, disse que é preciso fomentar o turismo da região. “Quando falamos em turismo no Mato Grosso, principalmente para outras regiões do Brasil, a primeira coisa que é falado é o Pantanal e o Serrado. Por mais que você vá a uma feira como é a Feira Internacional do Turismo (FIT), realizada anualmente em Cuiabá, na maioria das apresentações é divulgando o pantanal “, disse Elaine.
Elaine conta que a Amazônia Mato-grossense é rica em atividade turística ainda pouco explorada na região. “Das 1500 espécie de aves do brasil, 600 estão na nossa região. Na pesca, quase todos os dias tem turistas aqui atrás desta modalidade e isso não é divulgado. Porém, fora do Brasil a Amazônia Mato-grossense é muito forte, temos que investir na divulgação de nossas potencialidades” acentua.
A turismóloga enfatiza que este é o objetivo da realização da primeira FEITAM, que tem a participação confirmada de 16 municípios da região. “Temos o objetivo de trazer o Polo Regional de Turismo para trabalhar com as cidades circunvizinhanças e com isso criar visibilidade e força para o turismo na região”, disse Elaine.
AGTAF – A Associação dos Guias de Turismo de Alta Floresta (AGTAF) é composta por alguns alunos que fizeram o curso de turismo pelo IFMT no ano de 2016.  A AGTAF é uma associação que está com a documentação toda legalizada e conta com 9 participantes. Porém credenciados pela EMBRATUR tem apenas 4 pessoas, os outros ainda não fizeram a carteirinha.
A AGTAF tem por objetivo divulgar o turismo em Alta Floresta e região. A associação também participa de alguns eventos, por exemplo: o Festival Gastronômico que é organizado pela Associação de Gastronomia e tem 4 anos que a AGTAF participa diretamente deste evento.
Conforme Elaine, a associação foi criada para dar visibilidade ao turismo local. “Aqui tinha alguns trabalhos realizados por alguns turismólogos, porem nada de concreto. Em 2017 tivemos a ideia de fazer o Balcão do Turismo, para unificar tudo o que nós tínhamos e podemos oferecer como atrativo turístico. A AGTAF cuida deste balcão, que fica localizado no aeroporto municipal, onde tem materiais de divulgação das pousadas, hotéis e pontos turísticos de Alta Floresta e região e também tem em exposição um painel de fotos antigas de Alta Floresta”, disse. 
“Na região de Alta Floresta nós temos diversas atividades turísticas. Temos pousadas de pesca esportiva, de ecoturismo, observação de pássaros e conseguimos unificar tudo isso no mesmo espaço de divulgação aqui no Balcão do Turismo”, conta Elaine.

Para ela, um grave problema que as pousadas encontram é a questão da logística, o que encarece os produtos. “Nós precisamos ser mais competitivos. Precisamos ter mais empresas aéreas atuando no nosso aeroporto. Quando alguém sai de uma localidade até Cuiabá, o preço das passagens aéreas ainda são acessíveis, mas quando sai de Cuiabá para Alta Floresta, encarece muito a viagem, o que torna o município pouco atraente para o turísmo”, observa.

Neste aspecto, a AGTAF está criando algumas situações que em breve será novidade para a população de Alta Floresta. “O turismo rural, contemplativo ainda são pouco explorados na nossa região, estamos tentando estruturar este setor para dar mais opções para a população local e também para nossos visitantes”, disse Elaine.
Ela fala que quando se trata de turismo, não é só para as pessoas que vem de outras localidades, mas a população de Alta Floresta também deve participar. “Nós temos um mapa turístico que engloba muitos pontos da cidade, como o turismo histórico e cultural do município, que conta um pouco da história de nossa cidade, com visitas à locais históricos, como é o caso da nossa caldeira”, disse ela. 
“Muitas pessoas aqui de nossa cidade ainda não conhecem o museu, a Chácara Esteio, um lugar magnífico que faz cruzamento de espécies, matas nativas com diversas aves, fauna e flora riquíssimo e as pessoas daqui não conhecem. E isso é gratuito, está a nossa volta. As pessoas daqui precisam conhecer melhor o que a cidade tem a oferecer”, complementa.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]