Guilherme Blatt | Sinfra-MT
O Governo de Mato Grosso concluiu as obras de asfaltamento da MT-206 e garantiu a integração de Apiacás com o restante da malha rodoviária estadual. No total, o Estado asfaltou 124 quilômetros da rodovia até Paranaíta, em um investimento de R$ 160 milhões para garantir que o município fosse integrado por meio do asfalto. As obras foram divididas em dois trechos. O primeiro, de 58 km entre Paranaíta e a ponte sobre o Rio Apiacás, foi finalizado em 2023. Já o segundo trecho, de 66 km, da ponte até Apiacás, está sendo finalizado neste ano.
O asfalto já foi todo realizado, mas a obra segue em fase de acabamento. Além do asfalto, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) construiu uma ponte de 240 metros sobre o Rio Apiacás. Antes da construção dessa ponte, era preciso atravessar o rio com uma balsa, dificultando ainda mais o acesso até o município. Outras duas pontes também foram construídas pela atual gestão no trajeto. Segundo o prefeito de Apiacás, Júlio César dos Santos, a chegada do asfalto promove uma verdadeira transformação para o município.
“A gente quando precisava ir para Alta Floresta tinha que se organizar para ir em um dia e voltar no outro. Antes, tinha a balsa que não atravessava de noite, era uma dificuldade danada. Agora, a gente sai de manhã cedo e na hora do almoço já está de volta para casa”, afirma. O prefeito disse, ainda, que a chegada do asfalto impulsiona a economia. Apiacás é o município localizado mais ao norte de Mato Grosso e está distante cerca de 960 km de Cuiabá.
“O preço dos produtos vem caindo porque o valor do frete diminuiu. Esse governo é um divisor de águas para Apiacás, que está aqui no final de Mato Grosso. Depois de 40 anos, o asfalto chegou”, completou.