Quarta-feira, 23 de Abril de 2025

Atualidades Quarta-feira, 13 de Março de 2024, 15:38 - A | A

13 de Março de 2024, 15h:38 - A | A

Atualidades / Lixão a céu aberto

Até pneus são jogados na MT 325 entre o bairro Boa Vista e a 1º Norte

Entre a variedade de imundícies jogadas às margens da rodovia, há uma grande quantidade de pneus que acumulam água e se transformam em criadouros de mosquito da dengue



José Vieira
Mato Grosso do Norte

Na edição do dia 21 de fevereiro, Mato Grosso do Norte publicou uma matéria sobre os lixos jogados nas margens da Vicinal 1º Norte em Alta Floresta. Apesar da atitude ser crime ambiental, a quantidade de dejetos só tem aumentado. Outros entulhos se acumulam aos anteriores que não foram retirados e permanecem nos mesmos locais.
A situação não deixa de ser um total descaso. Quem joga lixo desta forma no Meio Ambiente, não comete apenas um crime, mas um desrespeito a sociedade. No entanto, se o infrator não for flagrado ao cometer este ato nefasto, é responsabilidade do Poder Público municipal recolher a sujeira, principalmente considerando que Alta Floresta está na lista de municípios em alerta de crescimento de casos de dengue.
No trecho da MT 325 entre o bairro Boa Vista até na Vicinal 1º Norte, o cenário é ainda mais desolador e repugnante. Um quadro alarmante de total desrespeito não apenas ao Meio Ambiente, mas a própria população.
Um verdadeiro lixão a céu aberto se formou ao longo da estrada. Sem nenhum escrúpulo, são despejados sordidamente até mesmo pneus, entre muitas outras imundícies.

Quem passa por este trecho se depara com uma visão deprimente, inaceitável para um povo que se diz civilizado

.
Além de pneus, há utensílios domésticos, como ventiladores, sofás, muitos sacos pretos cheios amarrados na boca, uma diversificação de sujidades. Até mesmo dentro no córrego que corta esses trecho da estrada foi jogado um pneu.
Adilson dos Santos, que mora nas imediações do cruzamento da 1º Norte com a MT -325, diz que todos os dias jogam lixos neste trecho da rodovia.

 

Segundo ele, há até empresas que jogam lixo nas margens das estradas, como foi o caso de um grande supermercado da cidade. “Eu já denunciei muitas vezes. Uma vez jogaram em frente da minha casa, mas identifiquei de quem era o lixo porque encontrei uma nota no meio da sujeira. Liguei e vieram retirar. O dono acusou um funcionário de ter jogado o lixo e se dispôs a vir retirar com receio que eu chamasse a imprensa”, conta.

foto/ Mato Grosso do Norte

foto

 


Para ele, o acúmulo de lixo, principalmente os pneus que ficam jogados, junta água e se transforma em criadouro do mosquito que transmite a dengue. “Os casos de dengue vem aumentando a cada dia e tem que se preocupar com isso”, aponta.
“Quando fica acumulado uma grande quantidade de lixo, a prefeitura vem e recolhe. Já houve ocasião que foram retirados quatro caminhões lotados de lixo. É uma vergonha. Não tem como colocar pessoas para ficar vigiando. É o cidadão que deveria ter consciência. Do bairro Boa Nova até no lixão está nesta situação, puro lixo!”, diz.
“O povo tem que se conscientizar e ter um pouco mais de respeito com o próximo e com a natureza e deixar de jogar lixo na beira da estrada! É vergonhoso!”, acrescenta Adilson.

foto/ Mato Grosso do Norte

foto

 

“Acredito que não é o Poder Público que irá resolver se as pessoas não se conscientizarem. Talvez se colocasse câmeras para identificar e aplicar multas pesadas, resolveria”, sugere.
Para ele, o cidadão que age desta maneira não tem respeito pelo seu próximo.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]