Reportagem
Mato Grosso do Norte
Os moradores do Jardim das Oliveiras em Alta Floresta, reclamam do abandono e do descaso da prefeitura municipal, que tem relegado ao bairro o mais completo abandono. O jovem Osmael Pereira Bittencourt, de 19 anos, mora com a família no bairro. Seus pais são comerciantes e ele ajuda a tocar os negócios da família, que são um mercado e uma lanchonete.
Porém, reclama que reside há dois anos no bairro e as dificuldades enfrentadas pelos moradores são muitas. Conforme ele, as ruas não tem asfalto e são repletas de buracos. E quando começa o período de chuvas, os lamaçais tomam de conta. “Vão asfaltar a rua de cima, que passa para a Pista do Cabeça e dentro do bairro vai ficar sem asfalto. Também não temos nem escola e nem posto de saúde aqui no bairro”, relata.
Segundo Rosimário, a prefeitura só faz algum reparo quando a situação está muito precária. “A rua de baixo não estava passando carro nenhum. Tinham três valas grandes que cortavam a rua. Temos o mercado aqui no bairro e as entregas não estavam vindo. Estamos largados pela prefeitura”, reclama. “Tinha um projeto para fazer o asfalto, mas levaram o recurso para outros bairros”, acrescenta.
A escola mais próxima fica no bairro Primavera, mas só atende alunos até no Ensino Fundamental. Para o Ensino Médio, os alunos do bairro são obrigados ir para o Jardim Universitário ou para o bairro Araras. “Isto dificulta muito a vida dos estudantes. Temos que atravessar vários bairros. E se tiver chovido a gente chega sujo na escola porque as ruas são cheias de lama”.
Já a Unidade de Saúde mais próxima é do Jardim Universitário. “Agora na pandemia não estão atendendo. E antes também não atendiam os moradores do Jardim das Oliveiras porque o Posto sempre está muito lotado e atende há vários bairros”, enfatiza.
No bairro Jardim das Oliveiras moram cerca de 150 famílias. A principal cobrança dos moradores é asfalto.