José Vieira
Mato Grosso do Norte
A produção de leite através da Agricultura Familiar foi pauta de uma reunião realizada nesta quinta-feira, 15, na sede da Cooperativa Compasc [Cooperativa dos Pequenos Agricultores do setor Caná] em Carlinda.
Participaram pequenos produtores, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura, Conseleite-MT, Empaer, Indea, Senar e Sindicato Rural.
O principal tema debatido na reunião foram as dificuldades e desafios enfrentados pelos produtores de leite, um dos principais produtos que fomenta a economia do município de Carlinda.
A Câmara Municipal de Carlinda, que tem procurado apoiar o setor de produção de leite, foi representada pela sua presidente, vereadora Lucia Kanno (PRD), e pelo vereador Manoel Rodrigues (Nelo).
A vereadora destaca a importância da produção de leite para a economia do município, bem como de alternativa de renda para a Agricultura Familiar e qualidade de vida para o homem do campo.
“A produção de leite sempre foi fundamental para o desenvolvimento de Carlinda, pela origem do município ser de assentamento do Incra, formado por pequenas propriedades. E a Câmara de vereadores vem lutando para ajudar os pequenos produtores da Agricultura Familiar, porque sabemos das dificuldades e da importância desta atividade”, aponta Lúcia.
Ela destaca que recentemente foi à Cuiabá e levou em mãos para o senador Jayme Campos, um ofício da Cooperativa Compasc.
“O senador atendeu o pedido e destinará uma emenda no valor de R$ 150 mil para cooperativa”, diz a vereadora.

O presidente da Compasc, Francisco Severino Oliveira (Chiquinho), disse que a reunião foi um importante debate para proporcionar informações sobre a Cadeia Produtiva do Leite. E pela primeira vez o Conseleite-MT (Conselho de Produtores e Indústrias de leite de Mato Grosso) participou de uma ação no município.
“O que me chamou muito a atenção, através das explicações do Conselho, é quanto o produtor gasta para produzir um litro de leite. E é unânime. O produtor não sabe. É difícil saber se está ganhando ou se está levando prejuízo. E essa discussão vai contribuir para o produtor procurar entender este processo”, aponta Chiquinho.
Siga o jornal Mato Grosso do Norte no Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr
“As discussões sobre a política do preço da Cadeia do leite são importantes. O produtor produz o leite, vende, mas não sabe quanto vai receber pelo produto. E com estas informações, passa a ter nova visão e a uma noção de referência do preço do leite do mês seguinte”, observa Chiquinho.