Reportagem
Mato Grosso do Norte
Uma comitiva formada pelos presidentes das cooperativas Cooperlinda, Benedito Costa Araújo, e Compasc, Fransciso Severino de Oliveira, os vereadores, Manoel Rodrigues, o Nelo, Joãozinho do Jornal, Luizinho e Paulo Prado e produtores rurais do município, estiveram visitando a cooperativa Coopernova em Terra Nova do Norte, no dia 5 de maio.
Conforme o vereador Nelo, que é vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Municipal, a comitiva de Carlinda foi à Terra Nova do Norte, em busca de apoio junto a direção da Coopernova, para o fortalecimento da Agricultura Familiar no município.
A meta, segundo ele, é criar possibilidades de industrializar o maracujá em Carlinda, através da implantação de uma agroindústria, e enviar para a Coopernova, as polpas prontas.
O parlamentar disse que foram bem recebidos pelo presidente da Coopernova, Daniel Robson, que garantiu que irá apoiar a iniciativa. Nos próximos dias, Daniel fará uma visita à Carlinda para aprofundar a discussão neste sentido.
“O presidente nos prometeu que irá nos apoiar para que possamos melhorar a produção dos pequenos agricultores, através destas alternativas. Hoje, o maracujá está dando certo e queremos incentivar os agricultores da agricultura familiar a plantar e melhorar a sua renda”, disse Nelo.
Uma das possibilidade, segundo Nelo, seria fortalecer a estrutura de uma pequena indústria de Carlinda, com câmara fria e uma empacotadeira, para atender os produtores de maracujá. “A transformação em polpa aumentaria o lucro dos produtores. A Coopernova continuaria recebendo as polpas e as frutas de melhores qualidades continuariam sendo enviadas in natura”, observa.
Em Carlinda, de acordo com o vereador, existem cerca de mil chácaras, que poderiam ser utilizadas pelos proprietários para o cultivo de maracujá.
A Coopernova também quer ajudar os pequenos produtores de Carlinda, a ampliar a produção de leite. Desta forma, a quantidade de leite que ela recebe em Carlinda, também aumentaria.“Foi uma visita interessante e acreditamos que através da parceria com a Coopernova, iremos incentivar os pequenos agricultores de Carlinda”, analisa o vereador.