Ilson Machado/ Mato Grosso do Norte
Bastou três horas de chuva torrencial, caindo de forma continua em Alta Floresta, nesta sexta-feira, 12, para que vários pontos do município ficassem alagados, causando grande transtorno aos moradores e ao motoristas que tiveram de arriscar a sorte em ruas, avenidas e perimetrais totalmente alagadas.
O Instituto de Meteorologia publicou um alerta para a região, iniciado nesta sexta 12/04/2024 e terminando em 13/04/2024 às 10h00. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Outro dado importante sobre a tempestade que deixou o altaflorestense de sobressalto veio da estação meteorológica do município, de acordo com as análises feitas pelos profissionais especializados em tempo;
De 11h até 14h, choveu 132,2mm. As avenidas Ariosto da Riva, Ludovico da Riva, a Perimetral Rogério Silva, Rua F, Setor B foram as áreas e vias que mais sofreram com o acumulo da águas das enxurradas.
Alguns córregos transbordaram por cima das vias. A exemplo do córrego do Severo que corta pelo menos três bairros, a água chegou invadir algumas residências que tiveram moveis danificados com a enchente.
O momento que a chuva caiu com mais intensidade, foi ao meio dia, período em que caiu 71,6mm de chuva. Vídeos compartilhados por moradores mostram residências com pisos cobertos pela água com móveis encharcados e alagamentos em locais como o campus 2 da Unemat, o lago das Capivaras e o córrego do Papai Noel que passa por grande parte do município.
Ainda conforme a estação meteorológica de Alta Floresta, dentro das 3 horas de chuva, a temperatura reduziu 3°C, ficando em 23,5°C. A previsão do Climatempo para Alta Floresta é de chuva: 60%, umidade 100% e vento: 10 km/h, no período da noite.
VEJA VÍDEOS