Domingo, 13 de Julho de 2025

Atualidades Quarta-feira, 04 de Novembro de 2020, 00:00 - A | A

04 de Novembro de 2020, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Comunidade Nova Aliança |



Reportagem
Mato Grosso do Norte

Os moradores da comunidade Nova Aliança reclamam do abandono e do descaso como são tratados com relação aos serviços básicos essenciais, como Saúde, Educação e Estradas, de responsabilidade da prefeitura municipal de Alta Floresta. 
Conforme a moradora Adélia Aparecida Martins de Souza, que mora há mais de 30 anos na comunidade, ainda no primeiro mandato da ex-prefeita Maria Izaura [hoje candidata a vice-prefeita na chapa de Dida Pires] a escola Nova Aliança, que atendia aos alunos da comunidade, foi fechada, contra a vontade dos moradores, e as crianças foram obrigadas a ir estudar na Escola da comunidade Mundo Novo, que fica a 18 quilômetros de distância. Quando a escola foi fechada, 58 alunos estudavam na unidade escolar.
“Quem veio fazer uma reunião e avisar que a escola seria fechada, foi um funcionário. A secretária de Educação na época, Irene Duarte e a prefeita Maria Izaura, não vieram aqui. Veio um funcionário e disse que era mais barato levar as crianças para a comunidade Mundo Novo. Agora as crianças saem de casa de madruga para ir para a escola”, disse Adélia.   
Quando a escola foi fechada, conforme ela, muitos moradores se mudaram para a cidade. E agora, com o fechamento da Unidade de Saúde, outros que precisam de remédios de uso continuo e tem problemas mais sérios de saúde, também devem deixar a comunidade. 
A prefeitura havia cortado todos os medicamentos no Posto de Saúde que atende aos moradores. A Secretaria de Saúde proibiu a agente de saúde, Carmelita, que cuidava do local, de fazer os atendimentos e entregar quaisquer medicamentos aos moradores. E, por último, o prefeito e o secretário de Saúde, fecharam a Unidade de Saúde, deixando os moradores a mercê da própria sorte. 

“Se acontecesse um acidente, a Carmelita tinha anestesia no Posto e fazia o atendimento. Depois a proibiram de fazer até uma injeção. E para completar, fecharam a Unidade de Saúde deixando os moradores sem assistência”, reclama

Segundo Adélia, a prefeitura alegou falta de medicamentos e que seriam poucos pacientes. Mas a moradora diz o contrário. 
“Tem bastante moradores que dependiam desta Unidade de Saúde. E também moradores de outras comunidades como a Santa Cruz da Paineiras, Santo Antônio, 12 Apóstolo e Boa Esperança, que eram atendidos nesta Unidade de Saúde. Agora, os moradores que fazem uso de remédios controlados de pressão e diabetes, tem que ir para a cidade para pegar e também para fazer consulta. Para ir no Mundo Novo é difícil porque lá são atendidas 7 comunidades e não se consegue fazer o atendimento para todos. Os moradores estão sofrendo as consequências, principalmente quem tem problemas mais graves de saúde”, reclama Adélia.
“Tínhamos escola e fecharam. Tínhamos uma urna para votarmos aqui na eleição e tiraram. E agora nos tiraram o Posto de Saúde. Nós da zona rural, precisamos com prioridade, de escola, Posto de Saúde e estradas. As estradas, agora que arrumaram um pouco. Mas já aconteceu de os alunos ficarem três meses sem estudar por causa de uma ponte que caiu. Tivemos que recorrer à justiça. E a secretaria de Educação ainda queria reprovar os alunos por faltas. Isto aconteceu no final de 2019 e começo deste ano, antes da pandemia”, relata
Para complicar ainda mais a situação, o prédio da escola e do posto de saúde, que foram abandonados pela prefeitura de Alta Floresta, estão servindo como criadouros de mosquitos. 
Segundo a moradora, caíram telhas do prédio da escola e está chovendo dentro, acumulando água e o local enche de pernilongo e mosquito da dengue. “Não temos como ir tirar a água todos às vezes que chove. Já fomos três vezes na secretaria de Saúde cobrar uma providência, mas até agora não fizeram nada”, enfatiza. 

Moradora Adélia Aparecida

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]