Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

Atualidades Sexta-feira, 14 de Junho de 2024, 17:56 - A | A

14 de Junho de 2024, 17h:56 - A | A

Atualidades / Alta Floresta

Concurso de Desenho traz como tema o combate ao trabalho infantil

Todas os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Alta Floresta, podem participar



Ilson Machado/ Mato Grosso do Norte

A Secretaria Municipal de Cultura e Juventude de Alta Floresta fez o lançamento na última quarta-feira, 12, do Concurso Municipal de Desenho para alunos das escolas da Rede Pública Municipal.  Este ano os trabalhos envolvendo as crianças trata de um tema bastante pertinente e preocupante, que é o “Combate ao Trabalho Infantil”.  

O objetivo do Concurso, conforme o secretário municipal de Cultura e Juventude, Edemar Savariz, é destacar o talento das crianças para a arte e a criatividade, dar enfoque através de traços e cores a necessidade de fazer prevalecer os direitos das crianças, de estudar e brincar, serem felizes, sem ter a infância roubada e substituída por uma vida sobrecarregada de serviços, muitas vezes trabalhos que exigem grande esforço físico.

Para ele, é preciso evidenciar a urgente necessidade de reconhecer o trabalho infantil como uma grave violação dos direitos humanos e uma forma de violência contra crianças e adolescentes. Edemar Savariz citou dados do IBGE, que no Censo realizado em 2022, concluiu que mais 1.900.000 crianças, ainda sofrem com o trabalho infantil. Algumas inclusive, sendo vítimas de graves acidentes de trabalho.

O objetivo do Concurso é destacar o talento das crianças para a arte e a criatividade

O secretário também recorda que desde 2021, a Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, promove o Concurso Municipal de Desenho, obedecendo sempre a data de lançamento, dia 12 de junho, quando se comemora o Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil.  Todos os alunos de escolas públicas municipais, do primeiro 1º ao 9º ano podem participar.  

“Depois do lançamento do concurso, os professores vão trabalhar esse tema em sala de aula, as crianças vão fazer os desenhos, vão encaminhar para a Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, será criada uma comissão avaliadora e no mês de outubro, estaremos entregando a premiação para os vencedores”, enfatizou o secretário.  

Seguindo ainda em sua linha de raciocínio, Edemar Savariz, destacou os aspectos positivos de uma criança, quando ela tem os ciclos de vida respeitados. “Se uma criança não estuda, por que tem de trabalhar no presente, ela vai sofrer uma desigualdade social no futuro. Temos que ter a seguinte visão: quando uma criança é retirada da escola, evidentemente teremos uma família desestruturada no futuro”, aponta.

foto/ Mato Grosso do Norte

foto

 

“Se uma criança não estudar e crescer adquirindo conhecimento para na vida adulta estar preparada para o mercado de trabalho, teremos uma família que estará desamparada. Não somos contra o trabalho, somos a favor que os ciclos de vida das crianças sejam respeitados. Lugar de criança quando não está brincando, é na escola. Por isso, o Concurso Municipal de Desenho 2024, dá relevo a esse tema “Combate ao Trabalho Infantil”, concluiu.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]