Dionéia Martins/Mato Grosso Norte
A Polícia Civil de Alta Floresta registrou, na segunda-feira (22), uma ocorrência para averiguação de fatos envolvendo a distribuição de panetones com a foto do secretário municipal de Saúde, Marcelo Costa. O comunicante é Christian Walber Figueiredo Lima, presidente interino do Conselho Municipal de Saúde, que relatou à polícia que tomou conhecimento da situação na última sexta-feira (19).
Segundo o boletim de ocorrência, Christian participaria de uma reunião do Conselho Municipal de Saúde, marcada para o período noturno, que acabou sendo cancelada sob a justificativa de falta de veículo para o transporte de documentos que seriam utilizados no encontro. Após o cancelamento, no entanto, o comunicante recebeu mensagens via WhatsApp com fotos de panetones sendo entregues a conselheiros, contendo a imagem do atual secretário de Saúde.
Ainda conforme o relato, a secretária teria informado que alguns panetones seriam entregues aos membros do conselho. O fato gerou questionamentos, já que, segundo o comunicante, não havia veículo disponível para a reunião, mas havia logística para a entrega dos produtos. Conselheiros relataram, ainda, que os panetones estavam sendo distribuídos em seus locais de trabalho.
Diante da situação, o comunicante afirmou ter questionado a legalidade da ação e a origem dos recursos utilizados para a compra dos panetones, levantando a suspeita de possível promoção pessoal.
A Polícia Civil realizou diligência no local e confirmou a existência de uma pilha de panetones com mensagem e foto do secretário. O caso foi registrado para apuração, sem conclusão até o momento.
Em nota à imprensa, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Costa, afirmou que a entrega dos panetones teve caráter “estritamente institucional e interno”, como forma de reconhecimento aos servidores da pasta pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano. Ele destacou que a iniciativa, segundo seu entendimento, não fere a legislação, desde que respeitados os princípios da administração pública, como legalidade, impessoalidade e moralidade.
O secretário também declarou que não houve uso de recursos públicos e que os panetones foram adquiridos com recursos particulares. Sobre a atuação da Polícia Civil, afirmou que houve apenas diligência de praxe, sem constatação de irregularidades.
Por fim, Marcelo Costa reiterou compromisso com a transparência e disse estar à disposição da imprensa e dos órgãos de controle para prestar esclarecimentos adicionais..











