Prof. Sidney da Silva Chaves
Departamento de Comunicação da FAF/FADAF
Os alunos do segundo e do quarto semestres do curso de Agronegócio da Faculdade de Direito de Alta Floresta – FADAF participaram no dia 07 de agosto de uma aula de campo na fazenda Variane, município de Carlinda. O objetivo da aula foi proporcionar às turmas contato com a atividade prática e também ter mais informações diretamente com o produtor sobre os desafios e os benefícios financeiros e ambientais da atividade de piscicultura no município de Alta Floresta.
A aula de campo foi a culminância de uma palestra sobre Desafios e oportunidades da piscicultura no município de Alta Floresta proferida no dia 03 de agosto no Salão Nobre da FADAF pelo Biólogo Geovane Variane. Geovane, além de biólogo, é empresário no ramo da piscicultura há mais de 20 anos em Alta Floresta, é filho do proprietário da fazenda, que fica localizada na comunidade Del Rey a 80 km de Alta Floresta.
Para a coordenadora do curso de Agronegócio da FADAF, Marlize Refatti Zinelli, mestre em Ciências Ambientais, a metodologia adotada teve como objetivo colocar o acadêmico em contato com o empresário e promover uma troca de conhecimentos, inicialmente por meio da palestra e depois por meio da vivência prática, disse ela para o Departamento de Comunicação da FAF/FADAF.
Quanto à escolha do tema, salientou Marlize, “Se deve ao fato dos alunos terem em sua matriz curricular a disciplina de Produção Animal I e II, ministrada pelo Professor Marcelo Fernando Pereira Souza, doutor em Agronomia. Essas disciplinas propõem conhecer os sistemas de criação e as técnicas de manejo além da comercialização, sendo uma delas a atividade de piscicultura, que é uma das propostas do agronegócio para a região devido à sustentabilidade ambiental e também econômica”, frisou Reffatti.
Já o Professor Marcelo Fernando ressaltou também sobre a importância da aula prática “Quando o aluno mantém diálogo da teoria com a prática, consegue entender melhor a dinâmica da cadeia produtiva da piscicultura, vivenciando todas as problemáticas enfrentadas nesse ramo do agronegócio, tais como manejo da atividade, infraestrura e comercialização, buscando, dessa forma, alternativas para alavancar este importante ramo do agronegócio”. Por isso, essas experiências vivenciadas in loco são fundamentais para que os acadêmicos saiam preparados profissionalmente para gerir as diferentes áreas do agronegócio, concluiu Marlize.O curso de Agronegócio da FADAF vem procurando sempre por o acadêmico em contato com a realidade de Alta Floresta e região, dando assim dinamicidade às aulas ao mesmo tempo em que coloca o futuro profissional, durante o período de sua formação, frente a este que é o grande desafio do Mato Grosso, principalmente do Norte de Mato Grosso, o agronegócio. Ajudar construir o futuro desta região para uma economia de sustentabilidade é um dos objetivos do Curso da FADAF.