José Vieira do Nascimento
editor Mato Grosso do Norte
Abdo Assaf é o primeiro empresário a investir na com construção de um edifício acima de 10 andares em Alta Floresta e é também um grande entusiasta, que acredita que a cidade vive um cenário ideal para dar retornos a grandes investimentos. Leia a entrevista cedida ao jornal Mato Grosso do Norte.
Mato Grosso do Norte- Alta Floresta está completando 44 anos e o senhor é um dos pioneiros do município. Que ano chegou em Alta Floresta, veio de onde e fale um pouco de como era a cidade nesta época?
Abdo - Cheguei em 1.988 e a cidade vivia o auge do ouro, quase sem asfalto, sem calçadas, sem água encanada, telefone fixo era um luxo, sem energia elétrica, os grupos geradores viviam dando pane nos motores e faltava muita energia, mas a cidade devido o ouro tinha muito movimento.
Mato Grosso do Norte- Em que o senhor investiu quando chegou no município e as suas expectativas foram correspondidas?
Abdo - Comecei comprando ouro em 1988 até 1991 na santa maria metais, do meu amigo Rachid Noujain e o seu cunhado Laércio brites e depois com a Atlas dtvm. Trabalhei de 1992 a 2004 e em 2001 abri a alta veículos que segue até hoje.
Mato Grosso do Norte - Quais as dificuldades enfrentadas neste período?
Abdo - Tivemos diversas crises. 1990 plano Collor, crise da madeira, mas superamos tudo e a cidade está muito promissora com o agronegócio e pecuária.
Mato Grosso do Norte - Com a eclosão da pandemia do Covid-19, o senhor acha que é hora de cruzar os braços e esperar a pandemia acabar, ou continuar acreditando e fazendo investimentos?
Abdo - Mato Grosso e muito rico e promissor, não temos crise como em outros estados, aqui tudo que se planta colhe. E penso positivo. O Coronavírus é passageiro, temos que se cuidar, mas tem muita política envolvido e alguns enriquecendo com a desgraça de outros.
Mato Grosso do Norte - Hoje, além de estar no segmento de vendas de veículos, o senhor também investe no setor imobiliário, com a construção do primeiro prédio acima de 10 andares em Alta Floresta. Porque decidiu fazer estes investimentos?
Abdo - tinha este sonho desde 2011 de ver um prédio ser erguido em alta floresta já que outras cidades como Sinop, Sorriso já tinham edifícios. Em 2013, através do vereador dr. Charles, consegui a lei que possibilita a construção até 20 andares em alta floresta. E em 2014 começou a sair do papel através do amigo Milton Casari (empresário e pecuarista) e proprietário há 32 anos, da Casari Imóveis) fui apresentado ao arquiteto Maurício Vera, que acreditou no projeto e hoje é sócio do empreendimento alta Ville e Eco Ville
Mato Grosso do Norte - Como o senhor vê Alta Floresta no cenário econômico atual, a cidade está pronta para receber grandes investimentos e que conselho o senhor dá para quem tem projeto de fazer investimentos no município?
Abdo - Sim... A cidade está pronta para receber grandes empreendimentos, aeroporto privatizado, rodovia privatizada, diversos loteamentos e todos vendidos com sucesso. Grupo machado com um atacado de grande porte recém-inaugurado, Magazine Luiza, a Havan que em breve começa a construção de uma grande loja na rodovia, Wilson Sierra, na qual tenho uma grande admiração e estima, está investindo forte no agronegócio com secador, case, suprema e muitas empresas também estão de olho em alta floresta.
Mato Grosso do Norte - Que mensagem o senhor deixa para a população neste aniversário de 44 anos de Alta Floresta?
Abdo - Acreditem e invistam em alta floresta! Já superamos diversas crises e a cidade está em expansão com muitas notícias boas. Não desanimem, pois tudo passa muito rápido e dias melhores virão.