Assessoria/ Prefeitura de Guarantã do Norte
A Escola Municipal Rural Base Aérea, fundada em 12 de agosto de 1.983, pertencente ao município de Guarantã do Norte, está comemorando grandes conquistas.
A pequenina escola erguida em meio à selva amazônica no início da década de 80, transformou-se num moderno núcleo escolar rural. Atendendo a 100 alunos do ensino fundamental ao ensino médio, a escola recebeu nos últimos três anos os mais fortes investimentos de toda sua história.
A escola passou por uma ampla reforma e ampliação onde foram construídas mais duas salas de aula, uma sala para os professores, uma sala para coordenação, cozinha, refeitório, quatro banheiros, alojamento masculino e feminino para os professores e uma moderna quadra poliesportiva coberta. E também um ônibus climatizado 0 km e implantação da internet.
O professor Vilmar Calixto, que trabalha na escola desde 2.013, comenta com entusiasmo as qualidades da escola. ‘Eu não tenho dúvida em falar que nossa Escola Base Aérea é hoje uma referência para a região em tudo. Na estrutura física, na qualidade e no comprometimento dos profissionais e nas condições de trabalho que hoje oferece. Ali vai ser um grande centro educacional rural, pela localização como pelas condições que a escola oferece. Vai ser uma disputa de professores para trabalhar na escola”, comenta o professor.
“Avançamos muito nestes três anos. Foram melhoras extremamente importantes para nossa educação. Temos hoje um olhar humanizado para a educação, os pais tem um olhar diferente para a escola. Não temos mais evasão escolar, nossos alunos estão criando identidade com a escola. A equipe de profissionais é excelente, todos os professores pós-graduados. A internet está facilitando imensamente nosso trabalho, criamos o diário online, fortalecemos a interação com os pais e com a secretaria de educação”, relata a coordenadora Neuza R. G. S. de Melo
“A quadra de esportes é importantíssima para nossos alunos que antes tinham que praticar esporte debaixo de sol ou de chuva no chão batido. Temos alojamento masculino e feminino para os professores. As estradas melhoraram e consequentemente melhorou o transporte escolar, inclusive com mais um ônibus novo climatizado. O trabalho da equipe de coordenação que agora vem na escola fazer o planejamento. Antes à gente precisava se deslocar até cidade”, acrescenta.
“A merenda escolar saudável com acompanhamento da nutricionista que elabora o cardápio ouvindo os alunos”, conclui a coordenadora.