Domingo, 19 de Maio de 2024

Atualidades Sexta-feira, 16 de Setembro de 2022, 08:42 - A | A

16 de Setembro de 2022, 08h:42 - A | A

Atualidades / Com 103 anos

José Zeferino pode ser o morador mais longevo de Alta Floresta

José Zeferino completou 103 no dia 2 de setembro e mora em Alta Floresta, há 30 anos



José Vieira
Mato Grosso do Norte

O alagoano José Zeferino da Paz, radicado em Alta Floresta desde 1990, comemorou no último dia 2 de setembro, 103 anos de idade. Não se tem conhecimento, mas talvez ele seja o morador de maior longevidade de Alta Floresta, pois não se tem informações de pessoas que ultrapassaram os 100 anos de vida residindo no município.
A expectativa de vida do brasileiro é de 76,8 anos, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Seu José é natural da cidade de Quebrangulo, AL. Mas ainda jovem, com 29 anos, se transferiu para o Estado de São Paulo, para o município de Presidente Prudente, onde morou por 16 anos.
Depois decidiu tentar a sorte em Mato Grosso, residindo primeiramente em Cáceres, onde trabalhou 4 anos como administrador de uma fazenda, no cultivo de arroz. Isto aconteceu ainda nos anos ‘60’. E seu José permaneceu por 4 anos neste trabalho, mas acabou ficando doente e pediu as contas ao patrão.

Há 32 anos ele mora em Alta Floresta e durante 60 anos foi casado com Dona Ilsa Gonzaga da Paz, que faleceu há 11 anos

O patrão não tinha dinheiro em espécie e lhe pagou com 100 alqueires de terra e um rifle. Como seu José já tinha recebido 50 alqueires, ficou com 150. O idoso lembra que saiu do cartório com a escritura da terra, mas estava sem nenhum dinheiro e ainda por cima, doente, com problema de pele. E teve que ir para Campo Grande (MS) para cuidar da saúde.
O tratamento da doença não foi um período fácil na vida de seu José. Teve que empreender um verdadeiro périplo por cidades da região nordeste em busca de cura, mas acabou sendo curado com indicação de remédios naturais.
Há 32 anos ele mora em Alta Floresta e durante 60 anos foi casado com Dona Ilsa Gonzaga da Paz, que faleceu há 11 anos. É pai de três filhos, sendo dois homens e uma mulher, 12 netos e 14 bisnetos.
Quando veio para Alta Floresta, já estava aposentado. Porém, como não é de ficar parado, gostava de ir para a fazendo de seu genro, José Ferreira Carvalho do Armarinhos Popular, ajudar a cuidar do gado.
Apesar das limitações em função da idade avançada, seu José é completamente lúcido, anda com a ajuda de uma bengala, gosta de conversar e tem um pouco de dificuldade para ouvir e enxergar. Mas considerando se tratar de um centenário, sua saúde é de boa qualidade.
Todavia, se alimenta bem, tem bom apetite. Conforme a filha Laura, ele toma café, almoça, não dispensa uma merenda, janta e toma dois banhos por dia.
A expectativa da família está voltada para o aniversário de 105 anos de seu José em 2024. A família está programando uma grande festa para celebrar a data.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]