Sábado, 30 de Agosto de 2025

Atualidades Segunda-feira, 06 de Fevereiro de 2017, 00:00 - A | A

06 de Fevereiro de 2017, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Lar dos Idosos de AF clama ajuda



Cátia Brito 
Mato Grosso do Norte

Antigamente o cuidado com pessoas idosas e dependentes se dava no contexto familiar. Atualmente esta situação tem mudado dada a grande demanda da população idosa. Segundo pesquisa do IBGE, o número de pessoas nesta faixa etária, cresceu significativamente. Assim, o poder público e a sociedade tem assumido o cuidado com os idosos, muitos com a saúde debilitada e/ou psicológico fragilizado.
As casas de repouso tem sido abrigo de muitos destes idosos. Um local onde eles sentem-se protegidos, com alimentação, atendimento médico, cuidados da higiene pessoal e moradia. As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) acolhem homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos, sem apoio familiar e em situação de vulnerabilidade, dando- lhes condições de liberdade, dignidade e cidadania.
Dentro desta perspectiva, há 19 anos em Alta Floresta, o Lar dos Idosos, Pedro SierraSanches, tem ajudado muitos idosos da região. Atualmente, conta com uma diretoria formada por 13 membros, que buscam recursos para manter a instituição. Todos eles trabalham como voluntários. 
O diretor da instituição, Lindomar Rosa de Oliveira, fala que é um trabalho muito árduo, mas que vale a pena. “O Lar dos Idosos é um local que não gera lucros, apenas despesas, mas temos muita satisfação em ajudar, elaborando projetos e buscando novos recursos. Nós, da diretoria, fazemos isso com muito empenho e vontade”,  disse Lindomar.

O Lar dos Idosos abriga atualmente, 37 idosos, podendo atender uma demanda de até 40. Conta com 14 funcionários que recebem através de convênios realizados pelas prefeituras de Alta Floresta, Carlinda, Apiacás, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde. As despesas sanadas por meio de ajuda da sociedade civil, instituições sem fins lucrativos, além de projetos encaminhados à órgãos públicos. 
“Recentemente realizamos uma minireforma com ajuda do Ministério Público no valor de 30 mil reais, ganhamos um veículo por meio do Rotary e temos projetos em andamento que a qualquer momento pode vir para a instituição, como a compra de cadeiras de rodas”, explica Lindomar.
A instituição quer aumentar o quantitativo de idosos, mas antes será necessário aumentar e melhorar suas estruturas. “Precisamos reformar a cozinha, pintar o prédio, precisamos também de pelo menos três ar-condionados, sendo para a enfermaria, escritório e quarto dos idosos, que estão mais debilitados.Além de moveis para enfermaria e escritório para guardar os documentos dos idosos”, pede.
O presidente pede para a população que visite o Lar dos Idosos e que o ajude. “O lar precisa de ajuda para a alimentação, principalmente carne bovina que é muito cara. Os idosos aqui tem 5 refeições por dia e os funcionários também se alimentam aqui, pois muitos idosos precisam de auxílio para se alimentarem. Também precisamos muito de frauda”, relata Lindomar. 
“Aqui tudo é feito de forma transparente, todos podem ter acesso as prestações de contas geriátricas. Os idosos trocam de 3 a 4 vezes por dia, até mais conforme a necessidade, inclusive estamos com um pedido judicial de 11.800 fraldas. Fraudas são muito caras”, acrescenta.
Lindomar agradece aos que já ajudam o Lar dos Idosos. 
“Graças a Deus, algumas pessoas e instituições de Alta Floresta nos ajudam, porque senão o Lar dos Idosos hoje não existiria. E também a imprensa, pois todas as vezes que precisamos divulgar um evento, alguns meios de comunicação tem nos auxiliado e isso é muito gratificante”, agradece.
FEIJOADA BENEFICIENTE – No próximo dia 25 de fevereiro acontece uma feijoada beneficente em favor do Lar dos Idosos no Rotary em parceria com o Kelé, que custará R$ 35. No local haverá som ambiente com bar vendendo bebidas.As pessoas também poderão optar em levar para casa a feijoada. Mais informações através do telefone: 3521 8757 ou no Lar dos Idosos ou com rotarianos.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]