Jornal Mato Grosso do Norte
Cátia Brito
Mato Grosso do Norte
Foi realizada na manhã desta terça-feira, a entrega de cinco cadeiras de rodas ao Lar dos Idosos “Pedro SierraSanches”, estiveram presentes autoridades do governo do Estado e do município.
O presidente do Lar dos Idosos, Lindomar Rosa de Oliveira, explicou que as cadeiras são resultado do trabalho realizado pelo Conselho da Pessoa com Deficiência, através de uma solicitação feita ao Governo Estadual e que a instituição precisa de ajuda da sociedade já que o Lar não gera lucros. “Recebemos cadeiras de rodas de primeira linha, mas também temos projetos entregues ao Rotary para receber mais cadeiras, inclusive de banho”, frisa Lindomar.
Leila Aparecida Silva Souza, diretora do Lar dos Idosos, fala dos benefícios que serão gerados a partir do recebimento das cadeiras de rodas. “Estas cadeiras melhorarão a qualidade de vida dos idosos que vão recebê-las”, disse.
As cadeiras são confeccionadas com material que proporciona uma durabilidade maior que as comuns, além disso são mais leves, o que facilita a locomoção dos idosos e o atendimento das cuidadoras. “As cadeiras serão entregues aos idosos com maior índice de dependência, atualmente o lar precisa de uma demanda de 18 cadeiras, tínhamos 10, algumas novas e outras bastante debilitadas”, disse Leila.
O Lar dos Idosos conta com estruturas básicas para os deficientes físicos como rampas, portas e banheiros, mas Leila ressalta que não estão adequadas as normas da ABNT-Associação Brasileira de Normas e Técnicas.
“Nosso objetivo é que ainda neste semestre consigamos colocar de acordo com as normas da ABNT através dareforma e ampliaçãodo lar. Esperamos que até o fim do semestre seja possível realizar estas obras.Estamos com projetos encaminhados e podem cair os recursos a qualquer momento, mas caso isso não aconteça, temos a intenção de fazer dois eventos neste período para captar estes recursos”, finaliza Leila.
Juarez Almeida, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, ressalta a importância de atender as pessoas com deficientes, sejam elas crianças, jovem ou idoso.Além disso, lembra que o deficiente não é apenas aquele que nasce com um deficiência e que por uma fatalidade também podemos vir a ser. “Essas cadeiras vem contemplar uma pequena necessidade, mas de grande importância para essas pessoas.Mesmo que seja apenas cinco cadeiras, já é de grande relevância que elas venham”, disse Juarez.
O secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, MarcioneMendes de Pinho, explicou que pôde acompanhar a realidade do município, em especial o Lar dos Idosos.E, com isso, constatou esta necessidade e solicitou ao governador as cadeiras, que por sua vez, autorizou o envio. “Infelizmente são só cinco cadeiras de rodas, mas temos certeza que estas cadeiras trarão mais dignidade a estas pessoas”, disse o secretário.
CAMPANHA – Algumas instituições de ensino estão realizando campanhas em prol do Lar dos Idosos, com objetivo de receber doações de fraldas geriátricas, além de roupas masculinas, leite em pó, farinha, fermento para pão, alimentos não perecíveis, carnes, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. Atualmente o Lar tem demanda de 37 idosos.
FEIJOADA BENEFICIENTE – No próximo dia 25 de fevereiro acontece uma feijoada beneficente em favor do Lar dos Idosos no Rotary em parceria com o Kelé, que custará R$ 35.No local haverá som ambiente com bar vendendo bebidas.As pessoas também poderão optar em levar para casa a feijoada. Mais informações através do telefone: 3521 8757 ou no Lar dos Idosos ou com rotarian