Edemar Savariz
Reportagem
A Casa Lar dos Idosos Pedro Sierra Sanches precisa da colaboração de cada um de nós. Atendendo 37 idosos, muitos deles abandonados pelas famílias, mas que encontraram abrigo, cuidados e uma vida digna, resultado do trabalho de pessoas que valorizam o bem estar daqueles que tiveram uma vida sofrida e injusta, mas neste momento carecem do mínimo de conforto.
Todos nós também podemos fazer parte deste trabalho. Para isto, basta sermos empáticos e doarmos mantimentos de limpeza, alimentação, materiais de consumos, fralda geriátrica, copos descartáveis, matérias de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), entre outros. Sua doação é muito importante para aqueles que mais precisam e o Lar dos Idosos clama pela sua atenção.
A coordenadora e enfermeira responsável pelo Lar dos Idosos, Fernanda Silva, disse que os gastos com os idosos aumentaram muito durante a pandemia. “Desde quando começou a pandemia tivemos um aumento muito significativo nos preços de tudo, para se ter uma ideia, há dois anos uma caixa de luva custava em torno de R$ 25,00, hoje está mais de R$ 95,00. Para prestarmos um serviço de qualidade, em relação aos cuidados com os idosos, precisamos ter materiais adequados para podermos trabalhar”, disse Fernanda.
"Os EPIs aumentaram muito o preço e nós usamos uma quantidade muito grande, somente de luvas são utilizadas 40 caixas por mês. É para dar banho, comida, trocar fraldas. Não podemos utilizar a mesma luva para trocar a fralda de mais de um idoso. Além de ser anti-higiênico, temos que tomar o máximo de cuidados. São luvas, tocas e máscaras descartáveis para os funcionários. Aqui a casa é deles, então eles não precisam usar a máscara, mas todas as pessoas que trabalham aqui é um item obrigatório”, complementa a enfermeira.
A coordenadora e enfermeira responsável pelo Lar dos Idosos, Fernanda Silva, disse que os gastos com os idosos aumentaram muito durante a pandemia
Com um tratamento diferenciado, a enfermeira conta que os idosos tem 7 refeições ao dia e nos intervalos são ofertados água. “Para o idoso se não oferecer água ele esquece que tem que tomar, como moramos numa região muito quente, pode ocorrer desidratação se não houver o consumo de água, então temos um consumo muito grande de copos descartáveis, não podemos colocar copos de plásticos porque podem ocorrer contaminação e transmitir doenças”, frisa a enfermeira.
Fernanda conta que através deste atendimento tem reduzido de forma significativa as internações com os idosos. “Fazem 7 meses que não temos nenhuma internação. São feitas apenas as consultas rotineiras, não temos mais aquela situação de deixar o idoso muito tempo internado. Consequentemente, não temos mais óbitos deste que melhorou a qualidade de vida deles”, enfatiza.
“Para ter qualidade se gasta mais. Temos um gasto muito alto com farmácia que gira em torno de 6 a 7 mil reais por mês, mercado também nesta faixa de gasto, produtos de higiene. Eles não usam sabonetes de barra, somente sabonetes líquidos porque agride menos a pele, usam hidratante corporal, óleo para o corpo para recuperar a pele. Para cada idoso que necessita usar fralda, é utilizado a faixa de 14 unidades por dia. Eles já estão em cadeiras de rodas, não podemos deixálos sujos, isso é diminuir a integridade humana, aqui provavelmente será a última morada deles, então temos que cuidar com muito carinho e zelo”, complementa.
DOAÇÃO – A enfermeira chama a atenção da sociedade alta-florestense. “No que cada um puder ajudar será bem-vindo, uma cesta básica, materiais de higiene, fraldas geriátricas. Você pode comprar na farmácia e pedir para entregar aqui na Casa Lar dos Idosos, ou então trazer aqui pessoalmente, mas pedimos a todas as pessoas de nossa cidade para que ajudem a dar um pouco de conforto e qualidade de vida a esses idosos”, finaliza.