Assessoria
O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quarta-feira (26) apontou que Mato Grosso notificou 15 mortes nas últimas 24 horas ocasionados por conta da covid-19. Com a atualização, o estado já acumula cerca de 2,6 mil óbitos por conta da doença.
Informações do balanço diário apontam que o estado também registrou mais de 1,4 mil novos contágios nas últimas 24 horas, contabilizando, ao todo, 86.704 ocorrências. Deste total, cerca de 66,6 mil pessoas já estão curadas e outras 17,4 mil seguem sendo monitoradas.
A ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é de 78,6% em todo estado, sendo que cerca de 33,8% dos leitos de enfermarias também estão ocupados.
Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis são as cidades mato-grossenses mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Contudo, municípios como Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Sorriso e Sinop também têm números agravantes para a doença.
No Brasil, o Ministério da Saúde já notificou 3.669.995 contágios, dos quais em mais de 116,5 mil ocorrências os pacientes não resistiram à infecção e morreram. Lavar as mãos constantemente, evitar contato com infectados e cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar são as principais recomendações das autoridades sanitárias competentes.