Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Atualidades Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022, 07:42 - A | A

18 de Novembro de 2022, 07h:42 - A | A

Atualidades / Atendimento

Paranaíta realiza campanha de prevenção ao tracoma nas escolas

A ação consiste na avaliação dos olhos de todos os alunos menores de 15 anos para identificação da bactéria Chlamydia Trachomatis, o mais precocemente possível para realizar o tratamento



Assessoria
Prefeitura de Paranaíta

Visando atender as comunidades escolares de Paranaíta com a oferta de cuidados à saúde, a Gestão Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha de Prevenção ao Tracoma nas Escolas. O Tracoma é uma enfermidade dos olhos que causa grande incômodo é amplamente transmissível.
As atividades estão sendo desenvolvidas nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2022, em todas as escolas do município de Paranaíta, sendo uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Escritório Regional de Alta Floresta.
A ação consiste na avaliação dos olhos de todos os alunos menores de 15 anos para identificação da bactéria Chlamydia Trachomatis, o mais precocemente possível para realizar o tratamento que é muito simples, bastando tomar dose única do antibiótico específico (azitromicina). Estimativas da Organização Mundial de Saúde dão conta de que para cada caso detectado em escola ou agrupamento há pelo menos 4% de pessoas atingidas pela doença.
É importante lembrar que os pais devem estar atentos à saúde ocular das crianças, buscando atendimento se houver suspeitas dos sinais do tracoma, que é uma forma de conjuntivite crônica que leva à formação de cicatrizes na conjuntiva e córnea, causando a cegueira com o passar dos anos, por isso a importância de os responsáveis pelas crianças garantirem essa avaliação.
Os profissionais à frente desta ação são Alcineia Oliveira de Souza, (Técnica do Escritório Regional de Alta Floresta), Sandra Regina Martins da Silva, (Técnica de Enfermagem de Paranaíta) e Renan Scatola, (Coordenador da Unidade Descentralizada de Reabilitação).

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]