Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025

Atualidades Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025, 09:59 - A | A

22 de Outubro de 2025, 09h:59 - A | A

Atualidades / Nova Bandeirantes

Pecuarista culpa Protocolo Boi China por dificuldades no mercado de carnes



Reportagem/ Nova Band Hoje

De acordo com o empresário e pecuarista, Leandro Gatti Cassani, popular Leandro Capixaba, de Nova Bandeirantes, o chamado Protocolo Boi China, tem dificultado a vida dos pequenos produtores rurais.
“O boi magro o preço vem subindo, porém o gordo não. O frigorífico está segurando preço e judiando do pecuarista. A planta do JBS de Alta Floresta não mata mais vaca só mata novilha e boi”, disse Leandro.
Segundo ele, com a falta de gado magro, a procura está em um nível bem mais elevado, resultando na alta do preço. “O preço está subindo só que não está tendo a mercadoria no mercado”, observa.
A implementação do Protocolo Boi China pela indústria frigorífica, tem obrigado muitos pecuaristas a buscar outras plantas de abate como aponta o pecuarista.
“Aqui para a nossa região ficou pior. Para o pecuarista grande, como o confinamento, sim ficou bom. Mas para a região de Nova Bandeirantes hoje, ficou um negócio muito ruim depois que habilitou China na planta do JBS de Alta Floresta”, enfatiza.
Com o padrão adotado pela unidade da JBS em Alta Floresta que visa atender padrões do mercado interacional como a China, pequenos pecuaristas ainda não estão preparados para atender essa demanda.
Contudo, o cenário está mais favorável para quem trabalha com a cria e recria. “O cenário está bom. O bezerro está subindo de preço, a fêmea está tendo bastante procura”, disse.
Para quem tem a vacada pronta para reproduzir, Leandro aconselha o produtor a não vender o plantel.
“Eu creio que é hora de esperar. Hoje na nossa região, o que tenho para falar ao pecuarista é colocar a vaca para criar o bezerro porque o bezerro vai disparar”, sugere

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]