Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025

Atualidades Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025, 09:44 - A | A

22 de Outubro de 2025, 09h:44 - A | A

Atualidades / Saude

Peixoto passa a oferecer atendimentos oftalmológicos no próprio município

Ação da Secretaria de Saúde elimina necessidade de deslocamento para outras cidades e amplia o acesso da população aos serviços especializados



Dionéia Martins/ Mato Grosso do Norte

Na sexta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo deu início aos atendimentos oftalmológicos no próprio município. A iniciativa representa um avanço importante na oferta de serviços especializados, garantindo mais comodidade e acesso à população, que antes precisava viajar para cidades como Nova Mutum ou Cuiabá para realizar consultas, exames de visão.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Aciomar Marques, a iniciativa atende a uma demanda antiga e melhora significativamente a qualidade do atendimento público.
“Essa é uma conquista da nossa população, porque esses atendimentos, que agora realizamos aqui em Peixoto, antes eram feitos em Nova Mutum ou em Cuiabá. Era muito desgastante para os pacientes e muitos acabavam desistindo por causa do deslocamento. Fizemos uma análise do custo por paciente e também da segurança deles e decidimos investir para trazer esse serviço para dentro do município”, explicou.
Segundo o secretário, o cronograma prevê 100 consultas por mês, distribuídas em três etapas ao longo do período. Os pacientes devem procurar as Unidades de Saúde, onde o médico fará a prescrição para o atendimento oftalmológico. Em seguida, o encaminhamento será feito ao setor de regulação, que organizará o atendimento com o especialista.
O oftalmologista João Vitor destacou que a estrutura disponível em Peixoto permite realizar avaliações completas, diagnósticos e encaminhamentos necessários para tratamento.
“Vamos realizar o exame oftalmológico geral, prescrever óculos para quem precisa, identificar doenças oculares, especialmente em pacientes com comorbidades, como os diabéticos. E encaminhar para cirurgia quando necessário, via SUS. Os casos que exigem apenas prescrição de óculos ou uso de colírios serão resolvidos aqui mesmo”, explicou o médico.

Com o novo serviço, Peixoto de Azevedo amplia o acesso à saúde visual e oferece mais conforto à população, evitando deslocamentos longos e melhorando a eficiência do atendimento no sistema público de saúde.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]