Sábado, 25 de Outubro de 2025

Atualidades Sexta-feira, 17 de Outubro de 2025, 13:58 - A | A

17 de Outubro de 2025, 13h:58 - A | A

Atualidades / Alta Floresta

Árvore Baobá Africano em Alta Floresta está em risco de ser cortada

Plantada em área urbana, a árvore que talvez seja a única da espécie em Alta Floresta, poderá ter que ser cortada pelo morador



José Vieira/ Mato Grosso do Norte

Um dos exemplares de Baobá Africano existentes em Mato Grosso está plantada na cidade de Alta Floresta, mas pode estar com seus dias contados.
O Baobá é uma espécie de árvores lendária, própria do Continente Africano, mas pode ser encontrado em diversos Estados Brasileiro, apesar de não ser nativo. Suas sementes chegaram ao Brasil trazidas pelos escravos africanos no período da escravidão.
E além de sua beleza, por ser uma árvore milenar [árvore da vida], tem importância cultural, religiosa e econômica. Conforme as informações “folhas, casca, polpa e sementes, são utilizadas para alimentação, medicamentos, fibras e abrigo”.
Ademir Apolinário Farias, morador da Avenida Amazonas, nas proximidades do supermercado Kinkufu no bairro Cidade Alta, afirma ter o único pé de Baobá Africano de Alta Floresta e um dos poucos existentes em Mato Grosso.
Ele conta que ganhou duas mudas há cerca de 9 anos, deu uma e plantou a outra na calçada em frente de sua residência. E também onde mantém seu comércio.
No entanto, como foi plantada em um espaço inapropriado, a árvore terá que ser derrubada, porque está se tornando muito grande, suas raízes começaram a se espalhar e podem causar danos.. Além disso, é uma árvore que se tornará muito grande e está ladeada por residências e estabelecimentos comerciais. E isto impossibilita que permaneça plantada no local.
Ademir hesita ao pensar que terá que cortar seu pé de Baobá.
“É uma espécie icônica na África. Os frutos e as flores são usados na alimentação humana, servem de remédios, armazena água e também como moradia por ser muito frondosa”, comenta.
Mesmo assim, ele disse que terá que ir à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pedir uma autorização para cortar o Baobá. “A Prefeitura deve vir avaliar e vai verificar que a árvore irá quebrar minha parede, o muro e dar a licença para mim cortá-la. É com dor no coração, mas vou ter que retirá-la”, enfatiza.

Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr

O Baobá de Ademir já tem mais de um metro de diâmetro. E a discussão agora é encontrar um meio de salvá-la. Apesar de sua espessura, talvez ainda seja possível retirá-lo para plantar em um local adequado. Por ser uma espécie muito resistente, possivelmente resistirá. Mas para isto, será necessário o apoio de pessoas da comunidade e também do poder público.
Outra possibilidade é aguardar um pouco mais para verificar a possiblidade de se fazer uma muda de estaca ou que ela produza uma semente. Em 2024, conforme ele, a árvore produziu uma flor, mas que não se transformou em fruto para a retirada da semente.
“Não sei quantos anos daria para esperar porque ela cresce muito rápido. Mas esperamos contar com ajuda para salvarmos nosso Baobá Africano”, pondera.
Sobre o Baobá Africano - O Baobá Africano é uma árvore originária da África, conhecida por seu tronco grosso e esponjoso, que armazena grandes quantidades de água, o que a torna resistente a longos períodos de seca. É também chamada de "árvore da vida" devido à sua longevidade e resiliência, podendo viver por milhares de ano.

foto/ Mato Grosso do Norte

foto

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]