Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025

Política Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025, 17:29 - A | A

24 de Outubro de 2025, 17h:29 - A | A

Política / Peixoto de Azevedo

Thawê defende legalização da atividade garimpeira

O parlamentar solicitou ao Governador Mauro Mendes, a criação de mecanismos legais para regularizar a atividade garimpeira por meio de balsas



Reportagem/ Notícia Vip

Durante a visita do Governador Mauro Mendes à região, o vereador, Thawê Dorta (União), reforçou uma série de demandas que já tramitam em diversas secretarias estaduais, entre elas a Sinfra, Seaf, Setasc, Seduc e SES.
Os projetos apresentados visam importantes investimentos em Infraestrutura, saúde, educação e agricultura, incluindo a construção de moradias populares, distribuição de água tratada em União do Norte, pavimentação da MT-410 até Nova Guarita, com ponte de concreto sobre o Rio Gavião, drenagem e asfalto nos bairros e no distrito, além da aquisição de patrulhas agrícolas e maquinários pesados.

Thawê também destacou a necessidade de aparelhamento da futura UTI municipal, contratação de serviços de saúde especializada, e a construção de uma creche em tempo integral e conclusão da Escola Estadual do Bairro Nova Esperança, reforçando a importância de maior participação do Governo de Mato Grosso na execução dessas ações.
O parlamentar solicitou também ao Governador Mauro Mendes, a criação de mecanismos legais para regularizar a atividade garimpeira por meio de balsas, criticando as recentes operações que resultaram na queima de embarcações, motores e equipamentos nos rios Peixoto e Peixotinho.
Thawê classificou a ação como truculenta, lembrando que muitos garimpeiros apenas buscam o sustento de suas famílias. Ele recordou da audiência pública realizada em junho de 2025, na Câmara Municipal, que reuniu MPE, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa, SEMA, Forças de Segurança, Prefeitura, vereadores e cooperativas, resultando em um Termo de Compromisso para buscar soluções sustentáveis e ambientalmente corretas para o setor mineral.
O Governador Mauro Mendes afirmou que pretende buscar uma forma legal e consensual de reduzir os conflitos no setor, ressaltando que o processo deverá ser conduzido de forma criteriosa e responsável.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]