Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Atualidades Segunda-feira, 24 de Março de 2025, 08:40 - A | A

24 de Março de 2025, 08h:40 - A | A

Atualidades / peixe gigante

Pescador fisga pirarucu de 1,80 m no Rio Teles Pires em Carlinda

Acompanhado do irmão, o pescador profissional celebrou a captura do peixe gigante, que é uma espécie comum na Bacia Amazônica e pode chegar a 200 quilos



Lidiane Moraes
Primeira Página

Francisco Alves, 62 anos, fisgou um pirarucu de 1,80m e 43 quilos no Rio Teles Pires, em Carlinda. Conhecido como “Chicão”, o pescador surpreendeu a todos com a captura do peixe gigante.

Ele estava acompanhado do irmão, Paulo Alves, que está visitando a região. Pelas imagens, é possível ter noção do quanto o peixe é grande, já que é maior de Francisco.

Chicão, que é pescador profissional, já conseguiu capturar peixes maiores, mas a pescaria não ficou registrada em foto. Ele é morador sítio São Pedro, na zona rural do município.

De acordo com o biólogo Helder Freitas, o pirarucu pode chegar a pesar 200 quilos. É uma espécie comum nos rios da Bacia Amazônica. Em Mato Grosso, além do Teles Pires, este peixe pode ser encontrado no Juruena, Guaporé, na região do baixo Araguaia, Ilha do Bananal.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o pirarucu está entre as 12 espécies proibidas no estado, dentro do projeto que ficou conhecido como “Transporte Zero”, que começou a valer, em Mato Grosso, em janeiro de 2024.

Ainda segundo a secretaria, somente no Teles Pires e Juruena, onde este peixe é considerado exótico, a pesca é permitida.

“Esses peixes não são nativos dessa região. No entanto, ocasionalmente, podem ser vistos exemplares que escaparam de cativeiros de criação de peixes. Apesar de possível, essa ocorrência é considerada atípica.”

Além disso, o pirarucu é considerado predador de outras espécies e a existência dele em outras bacias pode comprometer o ecossistema local. “Sim, ele controla a população de outros peixes”.

 

Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]