Edemar Savariz
MTNorte
No início do ano, a morte de aproximadamente 30 animais de estimação (cães e gatos) por envenenamento chocou a população de Alta Floresta. Na época foi oferecido até uma recompensa em dinheiro para quem desse informações concretas de quem estaria causando estes envenenamentos.
Esta semana mais um fato lamentável é registrado no município, com a descoberta de um local, a aproximadamente 7 quilômetros da zona urbana, que estava servindo para desova de animais. No local foram encontrados mais de 20 cães mortos e o mais preocupante é que fica próximo ao rio que abastece a cidade. O local fica às margens da MT-208.
A presidente da Associação Amamos Animais, Leir Ribeiro, conta que esteve no local e fez várias fotos. “É muito feio, triste de ver aquela cena. O ser humano não tem mais jeito”, disse Leir.
A presidente disse que no dia de ontem procurou a delegacia municipal de Alta Floresta para registrar um Boletim de Ocorrência e exigir que seja iniciada as investigações. “Precisamos descobrir quem fez isso, não podemos aceitar essa crueldade que está acontecendo em nossa cidade. Na visita que fizemos no local estava, tudo do mesmo jeito, a prefeitura tinha que ter tirado aqueles restos de animais de lá, porque corre o risco de contaminação da água que abastece o município”, esclarece a presidente.
Leir conta que a Secretaria de Meio Ambiente já havia registrado o Boletim de Ocorrência.
“O Delegado Dr. Vinícius Nazário nos atendeu e se dispôs a ajudar a associação, nós fomos muito bem atendidos e ele deixou bem claro que apoia a causa animal e o que depender dele e da polícia vai ser apurado. Inclusive este caso e também do envenenamento dos outros animais que está acontecendo em na cidade, apesar que este caso dos envenenamentos está com a Delegada Ana Paula, mas pedimos que ele dê a atenção que estes casos requer”, completa Leir, informando que na semana passada aconteceram mais 3 envenenamentos, sendo de dois cachorros e um gato, todos os animais foram mortos dentro dos respectivos quintais de seus donos”, disse.
A presidente lamenta o ocorrido e diz que está tendo muitos casos de maus tratos a animais em no município. “Tem muito abandono e maus tratos de animais, e isso é crime. Quem souber quem está cometendo estes crimes tem que denunciar”, enfatiza
Ela disse que a associação é a primeira que recebe as denúncias de maus tratos. Eu recebo denúncias 24 horas. Nós não formalizamos a associação para ficarmos parados e sim para tentarmos melhorar mais a vida desses animais. Estamos repudiando estes fatos lamentáveis que vem ocorrendo”, finaliza.
Por enquanto não á pistas que identifique suspeitos.