Fonte: James Deann
Fotos: Robson Almeida
O Prefeito Municipal Sinvaldo Brito por meio da Secretaria de Obras e Transportes, efetuou a montagem de um tubo de aço corrugado de grande proporção, no pátio de obras da prefeitura.
O tubo de grande proporção mede cerca de 12m de comprimento com diâmetro de 3m, com até 50 anos de durabilidade, será deslocado para um ponto não pavimentado da MT – 322 à cerca de 125 km da cidade de Peixoto de Azevedo. Ele será instalado no Córrego do Amaral substituindo uma ponde de mais de 10 metros, próximo à Fazenda Pavão onde existe uma ‘curva cotovelo’ que dificulta o tráfego de veículos de grande porte onde já foi constatado uma série de acidentes.
A ação é desenvolvida através dos recursos do FETHAB – Fundo Estadual de Transporte e Habitação que contribui com a melhoria de estradas vicinais, pontes, acessos e demais suportes em todo o município. Através deste recurso a Prefeitura de Peixoto de Azevedo já efetuou a substituição de pontes e bueiros de madeiras por tubos de 3, 2 e 1m de diâmetros no valor de R$ 400 mil, além de outras aquisições.
Segundo o Prefeito Municipal, no local onde o tubo será instalado, existe a Associação Santa Emília, onde vários fazendeiros de gado e a maioria de soja, que se cotizam entre si e mantém a patrulha mecanizada e o combustível doados pelo Governo do Estado através da manutenção das mesmas.
“É uma parceria importante, é o Estado entrando com as máquinas e doando o combustível, é os fazendeiros através da Associação doando os funcionários, pagando as manutenções e a mão-de-obra e a prefeitura através da disposição do FETHAB. Quando compramos esses tubos, foram 22 para serem colocados em torno de Peixoto, então compramos 5 a mais para alguma questão de emergência. Então, este tubo de 12 metros na MT - 322, permitirá o acesso de duas faixas de trânsito, evitando acidentes e que garantirá a exportação de madeira, de gado, de grãos, extrativismo mineral e demais produtos da agricultura familiar” argumentou Sinvaldo.