Lucas Rodrigues
Secom-MT
Sobre o vírus que tem ocasionado graves consequências à saúde pública e às economias de todo o planeta, face a paralisação, o governador Mauro Mendes esclarece que medidas simples podem ajudar muito no combate à proliferação da doença.
“É determinante que todos continuemos a tomar as medidas preventivas de evitar o contato social, praticando a profilaxia, com atenção especial a higienização das mãos. São atitudes determinantes! Existe uma corrida muito grande em busca do álcool gel, porém, especialistas afirmam que uma boa higienização, com água e sabão, é até mais eficiente do que o álcool”.
Foi determinado que o Gabinete de Situação, a partir de agora, passe a se reunir três vezes por semana. Sempre a partir das 10h, segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras.
“Faremos o enfrentamento sob o ponto de vista da saúde pública e, concomitantemente, das consequências econômicas que, certamente, trarão implicações na arrecadação do Estado de Mato Grosso e na própria prestação dos serviços públicos à sociedade”, concluiu o governador Mauro Mendes.
Hospitais regionais – O decreto do governo adia cirurgias eletivas, procedimentos ambulatórios e limita visitas aos pacientes internados nos oito hospitais administrados pelo Estado. O objetivo é resguardar e proteger os pacientes que se recuperam de algum tratamento de saúde. Os pacientes internados nos Hospitais Regionais de Alta Floresta, Colíder, Sorriso,Sinop e Peixoto de Azevedo terão visitas uma vez ao dia em horário único.
O Governo do Estado irá distribuir 200 mil litros de álcool 70% (álcool hospitalar) para os hospitais regionais e repartições públicas que prestam serviços essenciais em Mato Grosso. O produto foi doado por empresas ligadas ao Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras (Sindalcool-MT).
O álcool 70% tem as mesmas propriedades do álcool gel em termos de desinfecção e evita a proliferação do vírus. “Estamos fazendo uma verdadeira operação de guerra”.
Porém, o governador ponderou que a população precisa se conscientizar que a higienização das mãos também pode ser feita da forma tradicional, com água e sabão/sabonete, com os mesmos efeitos contra o vírus.
“A lavagem correta das mãos, com água e sabão, tem efeitos tão eficazes ou mais que o álcool gel, segundo os especialistas”, informou ele.
Hospitais regionais
- Apenas 01 (um) visitante por paciente internado (enfermarias adulto e pediátrica) no horário de 13:30 as 14:00;
- Apenas 01 (um) visitante por paciente internado em enfermaria de cuidados intensivos no horário das 14:00 as 14:30;
- Liberação do visitante somente após a apresentação de documento de identificação com foto.
- Higienizar as mãos antes de acessar os locais de internação e antes de deixar o hospital.
- Evitar contato com paciente (não abraçar, beijar e tocar a mão).
- Evitar encostar ou sentar no leito do paciente.
- É recomendado que pessoas com sintomas gripais evitem realizar visitas aos pacientes internados.
- Evitar o uso excessivo de adornos no momento da visita: colares, brincos grandes e relógios.
- Não manusear aparelho celular durante a visita.
- Apresentar-se para visita com roupas adequadas, cabelo preso e sapato fechado.
- Os procedimentos e cirurgias eletivos ficam suspensos a partir desta data.