Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Atualidades Quarta-feira, 12 de Outubro de 2022, 09:07 - A | A

12 de Outubro de 2022, 09h:07 - A | A

Atualidades / Alta Floresta

Profissionais da saúde recebem capacitação para fortalecimento da PrEP e PEP

A capacitação foi ofertada pelo Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento



Diretoria de Comunicação

A Prefeitura de Alta Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na última sexta-feira (07) uma atividade de capacitação com os profissionais de saúde municipais e regionais. A ação faz parte do Programa IST/Aids, que busca levar capacitações presenciais sobre as profilaxias de Pré-exposição (PrEP) e Pós-exposição ao HIV (PEP).

A capacitação foi ofertada pelo Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA de Alta Floresta, o acesso às tecnologias de prevenção ao HIV era centralizado e agora com essa capacitação, seis municípios que compõe a região receberão acesso a esses serviços.

“Essa PEP é a profilaxia Pós-exposição, para violência sexual, sexo consentido, ou que não houve uso de preservativo, ou rompeu a camisinha e a pessoa depois se sente insegura, tem vontade a fazer a PEP tem direito adquirido. E também acidente com material biológico que acontece com perfurocortante, então profissionais de saúde dos PSF’s, hospital, auxiliar de laboratório, dentista, todo profissional que perfurou, sofreu algum acidente, tem direito ao PEP também”, apontou Emiliana Batista, coordenadora do SAE/CTA de Alta Floresta.

Ainda para a coordenadora, a expectativa é ampliar o acesso de prevenção combinada além da PrEP, estimulando o uso de preservativos e de testagem rápida que já são realizados no município, dentre outras estratégias. Batista ainda frisa que as profilaxias, em situações de violência sexual ou sexo consentido, o atendimento inicial deve ser procurado no Pronto Atendimento Municipal, para testagens de HIV, hepatite B, sífilis e outras IST’s em até 72h após o contato.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]