Reportagem/ Mato Grosso do Norte
O repórter da Rádio Progresso, Abrão Lincol Leite, esteve cumprindo pautas nas cidades de Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes na quarta-feira, 12, e ficou perplexo com o cenário da região seco, ao longo da MT -208, onde estão ‘pipocando’ queimadas em várias direções.
Ele fez gravações de vídeos de vastas queimadas em propriedade na região e disse que, durante o percurso, se deparou com vários focos de incêndios, alguns ainda ativos.
No trajeto, outra situação que o deixou alarmado foi a quantidade de animais mortos por atropelamentos. Dentre estes, mostrou imagens de uma cena forte de uma onça que estava morta na margem da rodovia. O animal foi atropelado e não resistiu aos ferimentos. Na avaliação do repórter, a onça deve ter tentado fugir das queimadas e ao chegar desorientada na estrada, foi atropelada.
Fator preocupante também, conforme a narrativa do repórter é o baixo volume de água em rios importantes da região, como o Paranaíta e o rio Apiacás. Segundo ele, escorrem apenas um fino filete de água em seus leitos.
E pelo visto [nesta época em que está apenas no início do período de estiagem], é bem provável que os rios irão secar nos próximos meses.